Bolsonaro vai a enterro e a almoço do PL em MG durante julgamento do TSE
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai ao plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acompanhar amanhã o julgamento que pode torná-lo inelegível por oito anos. Segundo a assessoria de seu partido, ele estará em Belo Horizonte (MG).
Qual é a agenda de Bolsonaro
O ex-presidente vai ao enterro do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que morreu hoje aos 86 anos.
Depois, Bolsonaro vai almoçar com a bancada do PL de Minas Gerais. Segundo a assessoria do partido, o encontro ocorre a partir das 12h30 — a sessão do julgamento no TSE está marcada para começar às 12h.
O ex-presidente não participou presencialmente de nenhuma das sessões na Corte até agora — já foram realizadas três. A ida dos acusados ao TSE não é algo comum.
Placar no TSE é de 3 a 1 para inelegibilidade
Três ministros ainda precisam votar. São eles: Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e o presidente do TSE, Alexandre de Moraes. A expectativa é que apenas Nunes Marques seja contrário à inelegibilidade de Bolsonaro.
O relator da ação, Benedito Gonçalves, abriu o placar para tornar o ex-presidente inelegível. O ministro afirmou que Bolsonaro foi integralmente responsável pela realização e "concepção intelectual" do encontro com embaixadores, que ocorreu 76 dias antes das eleições de 2022.
Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares seguiram o voto do relator. Já Raul Araújo votou contra — ele foi pressionado nas últimas semanas por apoiadores de Bolsonaro para pedir vista (mais tempo de análise), o que poderia adiar o processo em 30 ou até 60 dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.