Rosa Weber envia à PGR ação contra Zé Trovão por chamar Lula de ladrão
A ministra Rosa Weber, presidente do STF, enviou à PGR (Procuradoria-Geral da República) um pedido para investigar o deputado federal Zé Trovão (PL-SC) por falas contra Lula.
O que aconteceu
Parlamentar chamou o presidente de "ladrão" e "bandido". O pedido foi feito pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que afirma que Zé Trovão cometeu os crimes de ameaça, incitação, apologia de delito ou fato criminoso e de violência arbitrária ao descontextualizar uma declaração que deu a entender que Lula estaria relativizando furtos em mercados.
Nessa etapa, Zé Trovão ainda não é formalmente investigado. O envio de pedidos desse tipo é padrão na tramitação de notícias-crime. Antes da apuração de fato começar, a PGR é consultada para se manifestar se o caso deve ser arquivado, se uma investigação deve ser aberta ou se é preciso fazer apurações preliminares para a coleta de mais informações.
Após essa manifestação da PGR, o STF pode seguir ou não essa recomendação. Essa decisão vai competir ao ministro Dias Toffoli, que é o relator da petição. Rosa Weber só decidiu nessa ocasião porque o STF está em recesso.
O UOL entrou em contato com a defesa de Zé Trovão. Em caso de manifestação, esse texto será atualizado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.