Número 2 com Daniela do Waguinho é exonerado do Ministério do Turismo
Do UOl, em São Paulo
15/08/2023 08h28Atualizada em 15/08/2023 08h29
Ex-secretário parlamentar de Daniela do Waguinho, Wallace Nunes da Silva foi exonerado, a pedido, do cargo de secretário-executivo do Ministério do Turismo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União hoje (15), mas traz como data da exoneração o dia 1º de agosto deste ano.
O que aconteceu
Wallace Nunes da Silva era o número 2 do Ministério do Turismo. Ele tinha sido indicado pela ex-ministra Daniela do Waguinho (União Brasil), que deixou o cargo no mês passado. A pasta ainda não informou quem será o substituto no posto.
A saída de Wallace é a primeira mudança em um cargo alto no Ministério do Turismo desde a chegada de Celso Sabino (União Brasil) no comando da pasta
Antes de assumir como secretário-executivo na pasta, Wallace Silva trabalhou como assessor parlamentar de Daniela do Waguinho na Câmara dos Deputados. Ele deixou o cargo em 31/12/2022, segundo registros da Câmara.
Troca no Ministério do Turismo
Daniela perdeu o apoio do União Brasil para ficar no Ministério do Turismo e, por isso, foi trocada por Celso Sabino. O partido passou a defender o nome do deputado quando a ministra anunciou a intenção de deixar a legenda.
A expectativa é que, com Sabino, o partido passe a votar em sua maioria com o governo. Segundo o presidente, a permanência de Daniela se tornou difícil depois que, numa conversa reservada, o líder na Câmara, Elmar Nascimento (BA), responsabilizou a nomeação como um dos motivos pelos quais a maioria da bancada tem votado contra o governo.
Deputada mais votada no Rio em 2022, Daniela foi uma das principais apoiadoras de Lula no estado. Ela e o marido Waguinho (Republicanos), prefeito de Belford Roxo (RJ), foram essenciais para uma melhora do PT no Rio, reduto bolsonarista. Em conversa com Lula, Waguinho reafirmou o compromisso junto ao governo e cobrou a conta do apoio durante a eleição, algo que tem feito publicamente.