Topo

Pesquisadores encontram 'fóssil vivo' após 15 anos e mil expedições

Bicho faz parte de uma das famílias de animas mais antigas da Terra, como um "fóssil vivo" Imagem: Reprodução/Ocean Exploration Trust/TikTok @nautiluslive

Do UOL, em São Paulo

22/12/2024 05h30

Após mais de 15 anos e mil expedições, uma equipe de pesquisadores encontrou um animal raríssimo que é considerado um "fóssil vivo". Em vídeo publicado nas redes sociais neste mês, os membros do grupo Ocean Exploration Trust comemoraram a descoberta: "Finalmente aconteceu!".

O que são os náutilos?

Náutilos (Nautilus belauensis) foram vistos no Santuário Marinho Nacional de Palau, um arquipélago que fica na região da Micronésia. De acordo com o grupo que encontrou os animais, o molusco é raramente fotografado. Os quatro bichos estavam em uma profundidade entre 220 e 375 metros, no Oceano Pacífico.

Pesquisadores comemoraram descoberta durante transmissão ao vivo. "Finalmente aconteceu!", disse um deles. "Um sonho que se tornou realidade", falou outro.

Bicho faz parte de uma das famílias de animas mais antigas da Terra, como um "fóssil vivo". Registros indicam que animal, que é parente das lulas, mudou pouco, mesmo depois de quase 500 milhões de anos.

Náutilos fazem movimentos verticais parecidos com um submarino. Eles são conhecidos por se moverem para cima e para baixo pela água, com corpos no formato de conchas espirais.

Eles têm visão limitada devido a olhos sem lentes sólidas. Nove espécies conhecidas do bicho dependem de seus sentidos olfativos para encontrar comida e parceiros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pesquisadores encontram 'fóssil vivo' após 15 anos e mil expedições - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meio ambiente