Desfile enxuto sem policiais no 7/9: "não havia necessidade", diz ministro
O desfile de 7 de Setembro deste ano contou com Forças Armadas, bombeiros e escolas, deixando de lado as forças policiais. Não participaram da parada cívico-militar a Polícia Militar do Distrito Federal, a Polícia Civil local, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional. O Detran-DF também não compareceu.
O que aconteceu
O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República, Paulo Pimenta, disse ao UOL que "não teve PMDF, Polícia Civil, PF, PRF, Detran e Força Nacional no desfile hoje porque não havia necessidade".
A PM só participou fazendo segurança das imediações do desfile. Já os Bombeiros participaram, inclusive, levando o Zé Gotinha no caminhão.
"Um desfile mais curto, mais dinâmico e mais moderno, com um conceito", disse Pimenta ao UOL.
Democracia, soberania e união, Zé Gotinha, indígenas, paz, ciência e tecnologia... Desfilou quem tinha que desfilar para contar essa história. Ninguém foi excluído.
Paulo Pimenta, ministro da Secom
No ano que vem, tudo pode mudar, afirmou Pimenta. "Ano que vem pode ser tudo diferente. Depende da mensagem e do momento."
A reportagem procurou a Polícia Militar do Distrito Federal, a Polícia Civil e o Detran-DF, órgãos não-vinculados ao governo federal, mas ainda não obteve esclarecimentos.
Na PF e na PRF, a informação é de que a ausência atendeu a pedido do Ministério da Justiça e do Cerimonial da Presidência da República.
Já o Ministério da Justiça disse que a ausência das polícias foi uma determinação da organização do desfile.