Conteúdo publicado há 11 meses

Josias: Lula tomou partido de Rui Costa em vez de ficar ao lado de Haddad

Ao descartar a meta fiscal de déficit zero para 2024, que era uma das principais bandeiras do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente Lula (PT) toma partido do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A análise é do colunista do UOL Josias de Souza.

Em café da manhã com jornalistas, Lula disse que a meta "dificilmente será cumprida" e que não irá cortar investimentos para cumpri-la.

Ele jogou a toalha. Isso tem efeitos. Se você mantém o apoio, ainda que retórico, a esse objetivo estratégico que o governo se autoimpôs, você pode não acertar o olho da mosca, mas acerta ali um lugar qualquer em torno do alvo.

Agora, se você joga a toalha tão prematuramente, você libera os adversários dessa meta de déficit zero dentro do PT, do centrão e do próprio governo.

Ao UOL News da manhã de hoje (30), o colunista diz que Lula "puxa o tapete" de Haddad ao descartar a ideia.

Quem defende que não sejam realizados os cortes em investimentos é o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Então há uma queda de braço interna no governo entre Haddad e Rui Costa.

Lula tomou partido do Rui Costa. Nesse momento, é temerário fazer isso. O ministro já teria dificuldades em tocar sua agenda, se o presidente puxa o tapete do ministro da Fazenda, aí mesmo a coisa se complica.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade