Alckmin se reúne com Doria e recebe elogios anos após chamá-lo de 'traidor'
Colaboração para o UOL, em São Paulo
04/12/2023 10h50Atualizada em 04/12/2023 12h43
O ex-governador de São Paulo João Doria se reuniu com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). O encontro ocorreu anos após rompimento entre os dois por disputa de espaço no PSDB.
O que aconteceu:
No X, antigo Twitter, Doria postou foto ao lado de Alckmin. O empresário disse ter recebido "a honrosa visita" do vice-presidente e falaram sobre o Brasil.
Tivemos uma excelente conversa sobre o Brasil e suas perspectivas. Alckmin tem grandeza, capacidade e bom sentimento. João Doria
Rompimento em 2018
A relação entre Alckmin e Doria estava estremecida desde 2018, quando o hoje vice-presidente chegou a insinuar que foi "traído" por Doria em uma disputa interna no PSDB — à época, os dois eram filiados à sigla.
Naquela ocasião, Alckmin amargou o quarto lugar na disputa presidencial, que deu vitória a Jair Bolsonaro (PL). Doria apoiou a campanha bolsonarista.
Alckmin se sentiu "traído" porque foi o responsável por alavancar a carreira política de Doria, até ser passado para trás pelo "afilhado". Em entrevista ao UOL no ano passado, o ex-governador disse que teve uma "ruptura" com Geraldo ao concorrer às prévias do PSDB para decidir o candidato do partido que disputaria a presidência.
Sem espaço no PSDB dominado por Doria, Geraldo Alckmin trocou de partido e foi para o PSB. Posteriormente, ele foi oficializado como vice de Lula (PT) na chapa vencedora. No final, o PSDB não teve representante próprio na corrida presidencial de 2022, após Doria desistir da disputa por não ter crescido nas pesquisas de intenções de votos. O empresário também saiu da vida política e deixou a legenda tucana.
Doria, entretanto, criticou a decisão de Alckmin de se unir a Lula. "Não tenho reservas em relação ao Alckmin. Tenho respeito e nunca cessamos o diálogo. Mas não compreendo a razão de ele estar ao lado do Lula", declarou Doria em entrevista ao UOL na época.