Aliados defendem Jordy após operação da PF: 'Ataque à democracia'
Deputados e senadores defenderam Carlos Jordy após o líder da oposição ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão pela Operação Lesa Pátria, nesta quinta-feira.
O que aconteceu
Aliados como Bia Kicis, Flávio e Eduardo Bolsonaro defenderam Jordy nas redes. Eles classificaram a operação como um "ataque à democracia".
Carlos Jordy foi alvo de mandado hoje. O líder da oposição no Congresso foi alvo de um mandado de busca e apreensão pela Operação Lesa Pátria nesta manhã. A PF obteve indícios de que Jordy atuou como orientador dos atos antidemocráticos que contestavam o resultado das eleições de 2022, como bloqueios de rodovias e acampamentos e quartéis.
Jordy diz que Moraes "se julga o dono do Brasil" e que persegue seus adversários políticos. "É inacreditável. Esse mandado do ministro Alexandre de Moraes é a constatação de que estamos vivendo uma ditadura".
O deputado @carlosjordy , surpreendido c/a PF em sua casa e gabinete hoje, por ordens do ministro AM, é o LÍDER DA OPOSIÇÃO na Câmara. O acesso a seu celular e computador dará, a quem quer eliminar o bolsonarismo, acesso às conversas e estratégias da oposição. Maior ataque ao?
-- Bia Kicis (@Biakicis) January 18, 2024
Ouvi o exposto pelo deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Seguindo sua linha de exposição mais uma vez ignora-se solenemente a Constituição e deflagra-se mais um capítulo do rumo assombroso para onde caminha o Brasil. Minha solidariedade à você, sua esposa e filhinha.
-- Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) January 18, 2024
A CF/88 protege parlamentares por suas opiniões para evitar, exatamente, o que está acontecendo com @carlosjordy : óbvia perseguição política combinada com sorriso de vingança no canto da boca.
-- Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) January 18, 2024
Quem não sabe conviver com as diferenças não está preparado para viver em democracia.
A operação de hoje da Polícia Federal a mando de Alexandre de Moraes não foi contra o deputado federal Carlos Jordy: foi contra toda a oposição da qual ele é o líder e é mais uma ataque à democracia e ao Estado de Direito.
-- Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) January 18, 2024
A Câmara e o Congresso, já de joelhos diante do?
Isso é o mais completo absurdo!!
-- Gustavo Gayer (@GayerGus) January 18, 2024
O Brasil se igualou a Venezuela
Minha total e irrestrita solidariedade ao nosso líder da oposição @carlosjordy https://t.co/9ISmMkkiU4
O deputado @carlosjordy é o líder da oposição no Congresso. A perseguição que ocorre contra ele hoje é um grave ataque ao direito de oposição nesse país.
-- Fernando Holiday (@FernandoHoliday) January 18, 2024
Principalmente, porque ocorre contra quem nunca apoiou atos de vandalismo ou coisa que o valha. É pura intimidação!
Preocupante a realização de uma operação da Polícia Federal contra um parlamentar líder de oposição por manifestações de opinião, lembrando que trata-se de um representante eleito pelo povo.
-- Damares Alves (@DamaresAlves) January 18, 2024
Enquanto isso, acompanhamos sentenças em processos sobre crimes de corrupção sendo?
PF pediu buscas contra o parlamentar, e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, concordou. Em decisão, ele disse que os indícios apontam para a "forte ligação" entre o deputado e o líder dos movimentos antidemocráticos, de modo que Jordy supostamente seria quem efetivamente orientava as ações movidas por Carlos Victor de Carvalho, que organizou manifestações e bloqueios em Campos dos Goytacazes (RJ).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.