Lula e Janja elogiam Benedita, após Zambelli chamá-la de Chica da Silva
O presidente Lula (PT) elogiou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) após Carla Zambelli (PL-SP) tê-la chamado de Chica da Silva. Já o PT-RJ disse que "racistas não passarão".
O que aconteceu
"Exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro", postou Lula. Sem citar o episódio especificamente, o presidente também afirmou que Benedita é "minha amiga e companheira de muitas décadas".
Minha amiga e companheira de muitas décadas, @dasilvabenedita. Exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro.
-- Lula (@LulaOficial) July 3, 2024
@ricardostuckert pic.twitter.com/Mg7oNflJBT
Janja afirmou que a deputada do PT é "uma inspiração para todas nós". "Uma mulher que é sinônimo de força política e que, há décadas, é referência por sua luta pelos direitos das mulheres, da população negra e dos mais vulneráveis do nosso país", escreveu a primeira-dama no X, o antigo Twitter.
Bené é uma inspiração para todas nós. Uma mulher que é sinônimo de força política e que, há décadas, é referência por sua luta pelos direitos das mulheres, da população negra e dos mais vulneráveis do nosso país.
-- Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 3, 2024
Seu tamanho e relevância são gigantes e estão marcados na história? pic.twitter.com/I5eNKj8aaC
Chica da Silva foi uma das grandes personagens negras do Brasil colonial. Filha de uma mulher negra com um português branco, ela nasceu no interior de Minas Gerais na primeira metade dos anos 1730. No início da vida, foi vendida como escrava, mas conquistou sua alforria e virou uma das mulheres mais ricas do período. Por conta de sua ascensão social, Chica era vista por muitos com preconceito, sendo retratada de forma estereotipada como uma mulher sexualizada.
Zambelli diz que se confundiu
A deputada do PL afirmou que já se desculpou e teve "conversa amigável" com Benedita. "Zambelli lamenta o referido lapso, mas torna público que não houve qualquer intenção de ofensa à sua colega de Parlamento", diz nota da assessoria de imprensa da deputada federal.
Benedita da Silva é coordenadora-geral da bancada feminina da Câmara. Ela foi escolhida para discursar na abertura da primeira reunião de mulheres parlamentares dos países que integram o G-20 na segunda-feira (1º), em Maceió (AL).
Zambelli faz parte do grupo e se queixou de não poder discursar. "Eu não vou ter poder de fala. Eu não vou falar porque provavelmente... não sei por que que eu não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva que vai falar", disse a parlamentar do PL, em vídeo nas redes sociais.
PT repudiou fala de Zambelli
"Racistas não passarão", disse o partido em nota. "Nossa solidariedade e apoio à nossa grande referência e exemplo de luta Benedita da Silva", afirmou a sigla, ao dizer que a deputada tem uma "trajetória política exemplar".
Bancada do PT deve entrar com representação no Conselho de Ética. Segundo o presidente do partido no Rio, João Maurício, ele vai conversar com lideranças do PT no Congresso para confirmar se um pedido de apuração será enviado ao órgão.
Deixe seu comentário