De máscara no CE, Lula diz: 'Elite não está preparada para governar o país'
O presidente Lula apareceu de máscara em Fortaleza, na manhã de hoje (3), durante a convenção que oficializou a candidatura de Evandro Leitão (PT) à prefeitura da capital cearense. Em seu discurso, Lula criticou a elite brasileira.
O que aconteceu
Segundo a assessoria do presidente, o presidente teve sinais de resfriado. Ainda segundo a Secom, ele não testou positivo para covid-19 nem para influenza, e a máscara é apenas em caráter preventivo.
Lula afirmou que voltou à Presidência porque a elite "não está preparada para governar o país". "Digo a vocês que só voltei a governar este país porque eu queria provar, mais uma vez, que a elite brasileira não está preparada para governar o país", discursou. Lula participou do ato ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
Relacionadas
"Ela [a elite] não enxerga a sociedade como um todo, ela enxerga 30% da sociedade", acrescentou. "Aqueles mais ricos, os pobres da periferia, são invisíveis para a elite brasileira."
Os primeiros que eu vejo são os trabalhadores, as trabalhadoras, as pessoas que moram nos bairros mais distantes, as pessoas que não têm acesso à educação, que não têm acesso ao cinema, que não têm acesso ao teatro, que não têm acesso à água potável, que não têm acesso a nada. São pessoas invisíveis, e é para esses invisíveis que nós precisamos priorizar a nossa ação e governar.
Eu quero que todo filho de trabalhador, por mais humilde que seja, que o filho da empregada doméstica, o filho do coveiro, o filho do pedreiro, o filho do cara que recolhe a sujeira que a gente faz na cidade... Eu quero que os filhos deles vivam melhor do que eles, sejam melhores e possa, estudar mais do que eles.
Presidente Lula
Na sequência, fez uma referência ao candidato do PT para a Prefeitura de Fortaleza. "É esse país que você [Leitão] vai ajudar a construir, e é essa Fortaleza que eu tenho certeza que vai melhorar."
Fortaleza é a única capital em que Lula participou de uma convenção para lançamento de candidatura própria do PT à prefeitura. Evandro aparece apenas em quarto lugar na última pesquisa Datafolha, mas é visto como um nome que deve crescer com a entrada dos padrinhos políticos como Lula e o ministro da Educação Camilo Santana (PT).
Só três convenções
Antes de Fortaleza, Lula foi apenas a uma convenção de candidato petista. E em seu berço político: do deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP), pré-candidato a prefeito de São Bernardo do Campo (SP). Em capitais, Lula participou apenas da convenção do candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) — que não é petista.
O presidente recusou convites de cidades em que há "bola dividida" com aliados nas disputas municipais. Mas abriu uma exceção em Fortaleza, apesar dos apelos do PDT, partido do prefeito e candidato à reeleição José Sarto.
Disputa com Ciro Gomes definiu presença. No caso cearense, pesou o fato de o PDT local ser um ferrenho rival dos petistas, com oposição comandada pelo ex-ministro Ciro Gomes — que vem fazendo duros ataques e classifica o PT como o "mal maior" do estado.
Na eleição de 2020, o partido não levou nenhuma capital, algo inédito desde a redemocratização. Nesse caso, Fortaleza é uma vitrine por ser o município com a quarta maior população do país e a maior cidade que o partido tem candidato próprio — em São Paulo e no Rio, o PT apoia candidatos aliados, e Brasília não tem eleição municipal.