Radialista preso pelo 8/1 exibe tornozeleira quebrada e desafia Moraes

Preso por dez dias em 2023 por insuflar a tentativa de golpe no 8 de janeiro, Roque Saldanha, que se apresenta como radialista, postou um vídeo em que exibe sua tornozeleira eletrônica quebrada e ataca o ministro do STF Alexandre de Moraes.

O que aconteceu

Saldanha afirma que tirou a tornozeleira porque ela estava "cozinhando" sua perna. "Minha perna toda comida, tem fotos e tem vídeos", disse ele, no vídeo.

Na sequência, ele ataca Moraes com xingamentos e palavrões: "Tu deveria era criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz", disse. "O senhor é safado (...) Estado de direito é o c* do senhor. O senhor pega essa tornozeleira, abre seu c* e enfia dentro, rapaz."

A suspeita é que o homem —solto com a tornozeleira em 24 de janeiro de 2023— retirou o aparelho depois que o Supremo mandou prendê-lo novamente, apurou o UOL. No último domingo (24), Moraes pediu a prisão preventiva de Saldanha porque ele teria violado medidas cautelares, como sair do perímetro delimitado pelo STF e deixar a bateria da tornozeleira acabar.

Roque Saldanha retirou sua tornozeleira eletrônica e divulgou em um vídeo
Roque Saldanha retirou sua tornozeleira eletrônica e divulgou em um vídeo Imagem: Reprodução

Saldanha foi preso em janeiro do ano passado sob acusação de articular atos golpistas. De acordo com o processo, ele usava suas redes sociais para convocar "atos violentos e atentatórios ao Estado Democrático" e aos ministros do STF e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Outro lado: a assessoria do STF informou ao UOL que não vai comentar o caso.

Quem é Roque Saldanha?

Saldanha se apresenta como direitista apoiador da bancada da bala. Nascido em Carlos Chagas (MG), foi candidato a deputado federal pelo PSC por Minas Gerais em 2022, mas não venceu.

Continua após a publicidade

Ele se identifica nas redes sociais como locutor e apresentador de rádio, TV, shows e eventos. Também diz que é "a voz de trovão do Brasil".

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.