Conteúdo publicado há 19 dias
OpiniãoPolítica

Tales: Governo avalia que acertou ao ser cauteloso contra teatro de Trump

O governo Lula (PT) avalia internamente que adotou a postura mais adequada para lidar com a política de deportações protagonizada por Donald Trump, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta quarta (29).

O Palácio do Planalto agiu com cautela ao tratar da crise imigratória e pretende propor ao governo norte-americano a criação de um grupo de trabalho para discutir as deportações de brasileiros.

O Brasil agiu de forma diferente da Colômbia. Gustavo Petro [presidente colombiano] agiu apressadamente, tanto na resposta que deu a Trump e aos EUA como na convocação da Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos] pedida por ele. O governo brasileiro agiu com cautela e não fez decisões apressadas.

Ontem, houve a reunião de avaliação dos ministros com Lula. A avaliação dentro do governo é que, nesse primeiro momento, o Brasil agiu certo. Evitou problemas, mas também colocou claramente as divergências com o teatro que o Trump montou, com aquela entrada dos latino-americanos no avião para serem deportados com algemas e passos de prisioneiros de guerra. Aquilo foi uma agressão. Tales Faria, colunista do UOL

Para Tales, a sugestão do governo federal em criar uma comissão para discutir questões imigratórias com os norte-americanos dificilmente trará algum resultado prático.

Esse grupo de trabalho é uma bobagem. Aqui no Brasil, quando há algum problema, diz-se para criar um grupo de trabalho ou uma comissão, mas não dará em nada, é apenas uma resposta retórica, uma forma de empurrar com a barriga.

De qualquer maneira, foi a melhor reação diante da maneira que o Trump fez. Em comparação à Colômbia, nossos resultados acabam sendo tranquilos porque não tivemos nenhum problema. Tales Faria, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

111 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Edcarlos Marcelino

Quem fez o teatro foi o Brasil, jornalista não informou que este voo foi planejado e organizado pela gestão Baiden e que só coincidiu com a primeira semana do Trump. Jornalista não falou que é praxe o uso de algemas em todos os voos com deportados, jornalista esqueceu de falar que o governo Brasileiro está tão preocupado com os deportados que rechaçou ir buscar os refugiados em voo da FAB. UOL querendo provocar os jumentinhos no cercadinho para a turma da lacração começar a causar. 

Denunciar

Marcio Francisco Zichia

O Trump nem atende telefonema do nosso corr Upto, tadinho..,

Denunciar

Marcio Francisco Zichia

Cauteloso?? K Garam na c Alcinha, isso sim!!!kkkkkkkkk

Denunciar