Com tática de zagueiro, Trump faz tremer toda América Latina
De volta à Casa Branca, Trump usufruiu de um privilégio parecido com o que os zagueiros malvados costumam se autoatribuir. Acertou o calcanhar dos líderes da América Latina já na primeira entrada. Usou a deportação de imigrantes ilegais para mostrar aos adversários o que os espera, com quem estão lidando, quem é que manda na grande área. Prevaleceu na base da intimidação.
No primeiro minuto de jogo, Trump humilhou a Colômbia, intimidou o Brasil e provocou o cancelamento de reunião que a Celac, Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, faria nesta quinta-feira para organizar o seu meio de campo. Alegou-se que a superação do "impasse" entre Trump e o presidente colombiano Gustavo Petro tornou desnecessário o encontro.
Na verdade, Trump forçou Petro a engolir os seus termos para a deportação de imigrantes. Fez isso declarando uma guerra tarifária depois que Petro se recusou a aceitar dois aviões militares americanos. Transportavam deportados algemados como os que haviam sido despejados na véspera no Brasil. Petro fez barulho em público e providenciou em silêncio aviões da Força Aérea colombiana para buscar os patrícios ilegais.
Lula preferiu esquivar-se do vexame de ceder novos pretextos para Trump. Descartou o uso de aviões da FAB. Aprovou duas sugestões contemporizadoras: a criação de um posto de atendimento humanitário para os deportados e a formação de um grupo de trabalho para repactuar as deportações com o governo americano —algo que dependeria da improvável colaboração da Casa Branca.
Ironicamente, países como Brasil e Colômbia já aceitaram centenas de voos de deportados dos Estados Unidos. Com algemas. Os democratas Obama e Biden deportaram mais do que zagueiro republicano. Quer dizer: servindo-se apenas de mais do mesmo, Trump fez tremer a América Latina na primeira semana. Nesse ritmo, seus golpes logo subirão do calcanhar para a linha de cintura.
40 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Rimasi Comercio de Madeiras Ltda
como o proprio autor destaca no texto Quantos voos vindo dos Estados Unidos ja aterrizaram no Brasil, trazendo deportados algemados e, nao houve nenhuma reclamaçao, por parte da imprensa e nem dos orgaos governamentais, porque somente aogora?
Marcos Fernandes dos Santos
É o que chamamos de "Duplo Padrão Moral", governos e mídias alinhadas, tratam o mesmo assunto de formas diferentes. Como é relatado, Obama e Biden, já procederam da mesma forma, só a indignação foi diferente.
Luiz Santos
Esse zagueiro já tomou duas bolas nas costas da justiça americana.KKKK