Topo

Ar-condicionado dá alergia? E frio? Veja mitos e verdades

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Bia Souza

Do UOL, em São Paulo

2015-08-17T06:00:00

17/08/2015 06h00

Tosse, espirro, brotoeja ou coceira. Quase metade das pessoas já sofreu com algum tipo de crise alérgica, que pode ser desencadeada pelos mais diversos fatores: mofo, perfume, nozes, pelos, cosméticos, pólen, látex, poeira, gato, leite, abacaxi... Até mesmo o calor e o  frio podem provocar algum tipo de reação.

Na maioria dos casos, a alergia ataca a pele ou as vias respiratórias, caso da rinite, da asma e da dermatite, mas, segundo o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, José Carlos Perini, um alimento ou medicamento pode provocar uma reação em todo o corpo. Estes costumam ser os casos mais graves. 

Quem tem alergia desde crianças não necessariamente sofrerá com isso para sempre. Também nada garante que outras alergias não desenvolverão ao longo dos anos.

"Ocorre de as alergias passarem com o tempo, por isso elas são mais comuns entre as crianças. Isso acontece porque algumas pessoas, com o tempo, podem ter um processo de dessensibilização, apresentando uma diminuição dos sintomas", explicou a alergologista Barbara G. Silva.

Ainda não existe um teste que aponte todos os tipos de alergias que uma pessoa pode desenvolver, mas alguns exames podem confirmar suspeitas já relatadas pelos pacientes. "Ter um diagnóstico do risco pode ajudar a prevenir um choque anafilático causado por alergias”, explica Perini.

Veja abaixo alguns mito e verdades sobre alergias

  • Ar-condicionado faz mal para alérgicos

    Mito. Se usado corretamente o ar condicionado não influencia nas alergias. Basta que ele seja limpo, esteja com a manutenção em dia e não fique em temperaturas muito abaixo do comum.

  • Todo antialérgico dá sono

    Mito. Só os anti-histamínicos clássicos de primeira geração, ou seja, os mais antigos. Os medicamentos mais modernos não causam sonolência e nem aumento de apetite.

  • Frio ou calor provocam alergia

    Verdade. São formas de urticária em que a pele fica muito vermelha e coçando. Podem ser desencadeadas por radiação solar, contato com gelo ou temperaturas frias.

  • Algo que estamos acostumados pode dar alergia

    Verdade. Ninguém nasce alérgico. A predisposição genética ajuda, mas é o contato com alimentos, medicamentos, poeira, etc. que faz a alergia surgir. E isso pode acontecer a qualquer momento, dependendo do tempo de exposição.

  • Esmalte pode causar alergia nos olhos

    Verdade. Coçar os olhos ou tocar as pálpebras com as unhas pintadas pode causar reação alérgica. Isso também pode acontecer no pescoço ou em outras áreas da pele.

  • Alergia é incurável

    Parcialmente verdade. É possível dessensibilizar pessoas alérgicas a medicamentos, picada de insetos e alguns alimentos, por exemplo, mas esta possibilidade não existe para todos os tipos de alergia.

  • Produtos de limpeza podem causar alergia

    Verdade. São produtos químicos e podem provocar sensibilidade.

  • Testes detectam todas as alergias que você tem

    Mito. Os testes são formas de confirmar suspeitas de alergias já relatadas pelo paciente. Além disso, novos produtos surgem todos os dias e podem desencadear uma reação.

  • Travesseiro e colchão antialérgicos dispensam capas

    Mito. Todos os travesseiros e colchões precisam de capas apropriadas, para diminuir o contato com os ácaros, principais alérgenos envolvidos nas alergias respiratórias.

  • Adultos podem desenvolve alergias

    Verdade. Alergias podem aparecer em qualquer idade, embora sejam mais frequentes na infância e adolescência.

  • Crise alérgica pode levar à morte

    Verdade. Alergias a medicamentos, alimentos e a picada de insetos, como abelha e marimbondo, podem matar. Alergias respiratórias também são perigosos se não forem tratadas de forma correta.

  • Produtos de beleza podem causar alergia

    Verdade. Cosméticos podem provocar dermatite de contato. Para quem tem asma brônquica, os cheiros podem provocar crise de broncoespasmo.

  • Alergia pode ser psicológica

    Mito. O emocional não desencadeia alergias, mas pode fazer o paciente repetir sintomas de crises alérgicas já vividas anteriormente.

  • Alimentos podem causar alergia

    Verdade. As alergias alimentares mais comuns na infância envolvem ovo, leite, amendoim, frutos do mar e soja. Já entre os adultos, é mais frequente a presença de alergias a peixe, amendoim, frutos do mar e frutas secas

Mais Ciência e Saúde