PUBLICIDADE
Topo

A dificuldade natural que torna algumas pessoas menos propensas a praticar exercício

Muita gente não consegue manter uma rotina de exercícios físicos - no Brasil, 46% da população é sedentária - Getty Images
Muita gente não consegue manter uma rotina de exercícios físicos - no Brasil, 46% da população é sedentária Imagem: Getty Images

30/06/2017 15h44

"A cultura e a educação têm um aspecto relevante na vida das pessoas na medida em que elas vão crescendo, amadurecendo", diz Francos Marco.

"Se você nunca viu ninguém da sua família ou de seu entorno praticar esporte ou fazer exercício físico, vai ser difícil você se sentir propenso a praticar. Se for o contrário, é comum a criança incorporar isso como algo implícito para o resto de sua vida".

Outro fator determinante é a motivação, afirma o especialista.

"As pessoas querem resultados rápidos porque associam a prática do exercício a um sofrimento ou sacrifício que requer muita vontade e disciplina. Se não veem a recompensa, o que sobram são as dúvidas e questionamentos sobre se o esforço vale a pena."

Segundo o preparador físico espanhol, o mais recomendável é entender que se trata de um processo lento, que requer vontade e dedicação, mas que a recompensa vem com o tempo.

Ele ressalta que é importante aceitar também que algumas pessoas são simplesmente mais preguiçosas por natureza, enquanto outras são mais ativas.