Topo

Aromatizadores de ambiente devem ser evitados por quem tem asma

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

07/11/2011 13h07

Pessoas com asma ou alergias devem evitar produtos aromatizadores que são usados para espalhar fragrâncias pela casa e os médicos precisam estar conscientes dos efeitos.

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Washington, quase 1/3 das pessoas com asma são supersensíveis a alguns compostos químicos e mais de 1/3 tiveram irritações com produtos usados para melhorar o aroma dos ambientes.

O problema ocorre porque alguns produtos têm compostos químicos que podem levar a congestão nasal, espirros e corrimento nasal.

Ainda que muitos pacientes não associem um aumento dos sintomas com o tanto que estão expostos a esses produtos, Stanley Fineman, alergista, alertou durante a reunião do American College of Allergy, Asthma and Immunology, que os médicos precisam repassar esse perigo aos pacientes.

Produtos "naturais"

Stanley Caress, autor do estudo, destaca que também é preciso tomar cuidado até mesmo com os produtos classificados como "naturais". "Algumas pessoas tem alergias a coisas naturais, como madeira, então também esses produtos também podem causar problemas na saúde", destaca ele.

Caress indica que para melhorar o aroma da casa é possível praticar outras ações, como fazer comidas com cheiros agradáveis.