Topo

Febre maculosa já matou oito pessoas em Piracicaba (SP) neste ano

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

06/12/2012 18h25

Oito pessoas morreram em decorrência da febre maculosa em Piracicaba (a 164 km de São Paulo) em 2012. De acordo com balanço divulgado pela Secretaria da Saúde do município na noite de quarta-feira (5), ao todo, foram notificados 45 casos, sendo 10 foram confirmados e 16 descartados. Os outros dezenove casos ainda estão sendo investigados.

Entretanto, a secretaria afirma que "os dados são provisórios e sofrem constantes variações por conta do resultado dos casos em andamento. A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba avalia caso a caso as notificações e trabalha com ações de prevenção e orientação aos munícipes sobre a doença", informou a pasta.

Um relatório enviado à Câmara Municipal em novembro dava conta de que o número de mortes pela doença chegava a quatro. Segundo o órgão, o aumento no número em um curto espaço de tempo se deve ao envio de confirmações em lote pela Vigilância Epidemiológica. Em 2011, foram confirmados apenas dois casos da doença, mesmo número de 2010.

Os principais focos do carrapato no município ficam às margens do Rio Piracicaba (na Rua do Porto e no bairro Monte Alegre) e nas proximidades dos córregos Piracicamirim e Enxofre.Os dados são provisórios e sofrem constantes variações por conta do resultado dos casos em andamentos.

A Vigilância avalia caso a caso das notificações e trabalha com ações de prevenção e orientação aos munícipes sobre a doença. Foram realizadas diversas ações no parque da Rua do Porto, Terminal Central e Museu da Água. Uma nova ação está agendada para o próximo sábado (8) na margem do ribeirão do Piracicamirim.

Na última segunda-feira (3), a Câmara aprovou requerimento do vereador Laércio Trevisan Júnior (PR) que solicita à Prefeitura mais dados sobre a doença.

A doença

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela infectado por uma bactéria, que tem as capivaras como principais hospedeiras. Outros animais, em contato com o solo contaminado, também podem infectar as pessoas.