Tomar um pouco de sol sem protetor nos horários certos pode fazer bem
Com a chegada do verão, muito se ouve falar sobre como a exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde como o envelhecimento precoce e até o câncer de pele. Mas o sol também pode ser benéfico. Em entrevista a Jairo Bouer no @saúde, a dermatologista Ursula Metelmann explica que ele tem um efeito antidepressivo e, além de tudo, é responsável pela produção de vitamina D, essencial para formação dos ossos e prevenção de doenças.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maior parte da população tem um deficit de vitamina D. O problema já foi associado a e doenças como diabetes e alguns tipos de câncer.
A partir desta constatação, a nova orientação dos dermatologistas é tomar sol nos braços e nas pernas sem protetor solar antes das 10h ou depois das 16h por cerca de 15 minutos. “Isso ainda não é consenso, mas se a pessoa fizer isso de três a cinco vezes por semana, ela estará produzindo vitamina D”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.