Topo

Enfermeira americana com ebola viajou de avião; EUA procuram passageiros

Do UOL, em São Paulo

15/10/2014 13h55Atualizada em 15/10/2014 19h38

A mais recente profissional de saúde do Texas a ser infectada com o vírus ebola  é a enfermeira Amber Vinson, do Hospital Presbiteriano de Dallas, no Texas. A informação foi confirmada por um familiar da profissional, nesta quarta-feira (15).

De acordo com a agência de notícias Reuters, Amber tem 29 anos e chegou a pegar um um voo da Frontier Airlines de Cleveland para Dallas em 13 de outubro, um dia antes de apresentar os sintomas da infecção.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) e a empresa disseram que estão entrando em contato com todos os 132 passageiros que estavam a bordo do avião.

O CDC informou, em um comunicado, que a enfermeira não demonstrou qualquer sintoma durante o voo, de acordo com membros da tripulação.

A agência pediu a todos os passageiros do voo que entrem em contato com o CDC.

Amber apresentou quadro de febre na terça-feira (14) e foi isolada de maneira imediata no hospital. "Funcionários da área de saúde interrogaram o paciente para poder identificar rapidamente qualquer contato ou potenciais exposições, e estas pessoas serão monitoradas", afirma o CDC em um comunicado.

O CDC destacou que novas medidas estão sendo adotadas para aumentar o nível de preparação nos hospitais, incluindo o envio a Dallas de especialistas que conseguiram controlar focos de ebola na África nas últimas duas décadas.

O organismo afirmou que pretende melhorar os procedimentos para proteger os trabalhadores da área de saúde no Hospital Presbiteriano de Dallas e que os funcionários deste e de outros centros médicos receberão mais treinamento para tratar com a doença.

Amber é a segunda enfermeira do mesmo hospital a ser infectada pelo ebola.

O hospital tratou de Thomas Eric Duncan, um liberiano que foi o primeiro caso de ebola diagnostica nos EUA. Ele morreu há uma semana, e as mais de 70 pessoas que cuidaram dele no hospital estão sendo monitoradas.(Com Reuters e AFP)