No Rio, paciente pode ver na internet se a fila em UPA está grande
Em quatro unidades de saúde do Rio de Janeiro, quem precisar de uma consulta ou procedimento simples poderá verificar no celular ou no computador se há fila no local antes de sair de casa.
A nova tecnologia, que mostra o tempo de espera nas unidades de saúde, estará disponível a partir da segunda-feira (2) em três UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e uma CER (Coordenação de Emergência Regional).
As unidades que disponibilizarão a tecnologia são gerenciadas pela RioSaúde (Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro). As UPAs estão localizadas na Cidade de Deus, em Rocha Miranda e em Senador Camará. Já a CER está na Barra da Tijuca. Juntas, elas são responsáveis pelo atendimento de 600 mil pessoas por ano, segundo a RioSaúde.
As informações sobre tempo de espera nas unidades são atualizadas em tempo real no site do serviço. O cálculo leva em conta a média de espera para atendimento médico para os casos de menor gravidade. Já as situações urgentes, por exemplo, um ataque cardíaco ou uma crise epiléptica, recebem atendimento imediato.
“O objetivo é ajudar o cidadão a se planejar, principalmente naquelas situações mais cotidianas, como uma dor de garganta. Nesse caso, a pessoa pode preferir ir à UPA em um horário em que a unidade esteja mais vazia e, assim, esperar menos pelo atendimento”, diz Ronald Munk, presidente da RioSaúde.
Nas unidades de emergência, o atendimento não é feito por ordem de chegada, mas de acordo com a gravidade dos pacientes. Os que apresentam condições de saúde de maior risco passam na frente dos que podem esperar um pouco mais por atendimento. Segundo a RioSaúde, em caso de dúvidas, o paciente deve ir imediatamente para a unidade de emergência mais próxima.
Tecnologia existe há dois anos
O cálculo do tempo de espera que agora estará disponível a todos os cidadãos que tenham acesso a celular ou computador já era utilizada pela RioSaúde há dois anos. A empresa pública monitora o tempo de espera nas unidades para poder adotar ações de redução de filas.
Segundo a RioSaúde, o acompanhamento constante do desempenho das unidades, somado a outras medidas, reduziu a espera pela consulta em até 50%. Na UPA Rocha Miranda, o tempo caiu de 1 hora e 20 em maio de 2015 para 33 minutos, mesmo com um aumento de 13% no número de pacientes por mês, diz o órgão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.