Bactéria de hospital fica resistente ao álcool para limpeza das mãos

Bactéria sofre mutação genética e ganha resistência a desinfetantes à base de álcool - Reprodução/wonderopolis
Bactéria sofre mutação genética e ganha resistência a desinfetantes à base de álcool Imagem: Reprodução/wonderopolis

01/08/2018 15h01

Uma espécie bacteriana multirresistente, causadora de infecções hospitalares, está se tornando cada vez mais tolerante ao álcool usado para lavagem das mãos, segundo estudo publicado na revista "Science Translational  Medicine" nesta quarta-feira (1º).

A conclusão foi obtida a partir de amostras colhidas em dois hospitais australianos. A análise do material sugere que a espécie Enterococcus faecium está se adaptando a uma das ferramentas mais baratas e populares empregadas no combate a infecções em instituições de saúde.

Nas últimas décadas, espécies bacterianas cada vez mais resistentes têm preocupado médicos e enfermeiros de todo o mundo. Os hospitais endurecem os procedimentos higiênicos para impedir que micróbios perigosos infectem os pacientes.

As infecções por E. faecium, no entanto, aumentaram, apesar do uso de desinfetantes à base de álcool isopropílico ou etílico, e atualmente representam uma das principais causas de infecções em hospitais.