Topo

Índia recomenda óleo de gergelim contra o coronavírus

Manjunath Kiran - 4.fev.2020/AFP
Imagem: Manjunath Kiran - 4.fev.2020/AFP

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

05/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Na Índia, o governo recomendou medicina homeopática contra o coronavírus
  • O país, que faz fronteira com a China, já registrou três infectados
  • Dalai Lama, líder do budismo tibetano, sugere recitar mantar contra o coronavírus
  • Para médico homeopata, estudos ainda não recomendam o método contra o vírus

O governo da Índia recomenda homeopatia para prevenção contra o coronavírus, que já matou centenas de pessoas na China.

Segundo país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, e 3.380 quilômetros de fronteira com a China (epicentro do surto), a Índia corre para se prevenir contra o vírus, que já infectou três pessoas no país.

Terapia aceita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mas controversa por parte da comunidade científica que afirma que faltam evidências que comprovem sua eficácia, a homeopatia é uma medicina alternativa que utiliza remédios extraídos de fonte vegetal, mineral ou animal.

Em um comunicado oficial sobre o surto chinês, o governo indiano lembrou que "o mundo inteiro está passando pelo medo desse coronavírus". Por isso, o órgão do país que cuida das políticas de saúde, com status de ministério, emitiu "recomendações baseadas nas práticas de medicina tradicional indiana Ayurveda, Homeopatia e Unani".

A Ayurveda é considerado o mais antigo sistema de saúde do mundo, criado há milhares anos, enquanto a medicina Unani foi fundada na Grécia Antiga pelo médico Hipócrates, e hoje é muito praticada na Índia e em parte da cultura muçulmana.

Assim como a Ayurveda, trata-se de um sistema complexo de medicina alternativa que monitora desde a prevenção à detecção da doença e seu tratamento, que pode usar banho turco, massagem e até sanguessuga. Quando algum remédio é necessário, sua formulação é à base de plantas e ervas.

Os conselhos do governo

O governo indiano aconselha fortalecer o sistema imunológico contra o coronavírus utilizando, por exemplo, o pó de Trikatu, uma combinação de gengibre, pimenta do reino e pimenta longa, típica da região. Outra sugestão são as folhas de Tulasi, o "manjericão santo" conhecido como a "Planta Sagrada de Krishna", uma das principais divindades hindu.

6 atitudes do Ayurveda que podem melhorar sua alimentação e bem-estar -  -
Alimentos utilizados na Ayurveda, a medicina tradicional indiana

Alguns desses medicamentos à base de ervas são usados no peito e no couro cabeludo. A Pratimarsa Nasya, no entanto, tem administração nasal: uma gota de uma solução oleosa de gergelim com Anu Taila, "que nutre os cinco sentidos", deve ser aplicada em cada narina.

O governo também recomendou uma dose da solução homeopática Arsenicum album30 por dia durante três dias, mas só com o estômago vazio.

Mantra contra o coronavírus

Dalai Lama, o líder do budismo tibetano, também se manifestou sobre a doença. Um grupo de budistas pediu um conselho sobre o coronavírus. Em resposta, ele sugeriu a recitação do mantra Tara, em reverência a uma divindade feminina.

Infectologista do Hospital Igesp (Instituto de Gastroenterologia de São Paulo), Marco Antonio Cyrillo diz que "não há recomendação da OMS para o uso de homeopatia" no combate ao vírus. "Essa é uma doença nova, sem estudos que comprovem o benefício da homeopatia", afirmou.

04.fev.2020 - Médicos auxiliam primeiros pacientes infectados com o novo coronavírus na transferência para as enfermarias de isolamento no Hospital Huoshenshan, em Wuhan - Xinhua/Xiao Yijiu - Xinhua/Xiao Yijiu
Médicos chineses auxiliam pacientes infectados com o novo coronavírus
Imagem: Xinhua/Xiao Yijiu

"Sem comprovação", diz associação de homeopatia

Presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira, Luiz Darcy Gonçalvez Siqueira afirma que a homeopatia "não combate os sintomas, mas ajuda o organismo a se recuperar" de algumas doenças.

Sobre a utilização do método contra o coronavírus, o médico afirma que a homeopatia ainda não mostrou resultados contra o surto. "Desconhecemos até o momento um estudo amplo com medicamentos homeopáticos que tenha demonstrado eficácia no tratamento ou prevenção dessa epidemia."

Siqueira repete algumas das providências sugeridas pela OMS (Organização Mundial de Saúde): "Como toda orientação médica nesses casos, e em todos os agravos da saúde: manter a higiene, hidratar-se bem, cuidar da etiqueta respiratória e procurar assistência médica."

UOL Explica - O que é o coronavírus?