Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo cria regras para máscaras e lixo em base para repatriados da China

04.fev.2020 - Familiar se despede de time médico que partiu para Wuhan, epicentro do coronavírus na China - Du Zheyu/Xinhua
04.fev.2020 - Familiar se despede de time médico que partiu para Wuhan, epicentro do coronavírus na China Imagem: Du Zheyu/Xinhua

Eduardo Militão

Do UOL, em Anápolis (GO)

06/02/2020 18h18Atualizada em 06/02/2020 18h35

O governo federal já tem regras de como vão funcionar as condições de higiene na área de quarentena para brasileiros e estrangeiros a serem repatriados da China, onde iniciou o surto mundial de coronavírus. A previsão é que eles cheguem da Ásia neste fim de semana.

As 34 pessoas resgatadas ficarão alojadas em quartos, mas, ao saírem, terão que usar máscaras cirúrgicas para andar e conversar uns com os outros, evitando o contágio de gotículas por meio de espirros ou tosse.

Além disso, o lixo terá um tratamento especial, seguindo padrões usados para hospitais, informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em entrevista coletiva na base aérea de Anápolis, na tarde desta quinta-feira (6).

Os resíduos terão que ser levados uma autoclave antes. Trata-se de uma espécie de "panela de pressão" usada em indústrias e hospitais, que serve para esterilizar os materiais eventualmente contaminados e usados pelos brasileiros em quarentena.

A gerente de Vigilância e Monitoramento da Anvisa, Magda Costa, explicou que esse protocolo de segurança é uma adaptação do que já é feito em hospitais de acordo com a norma RDC 222/2018.

"É risco 3: tratamento antes da disposição final. Tem que ser colocado na autoclave para tratamento no serviço de saúde e depois pode ser dispensado como lixo comum", explicou ela.

Brinquedoteca está prevista para crianças

UOL Explica - O que é o coronavírus?

O grupo de 34 brasileiros possui crianças. São sete, entre brasileiras e chinesas, segundo o advogado que os representa no Brasil, Antônio Rodrigo.

Por isso, a quarentena deve ser montada com uma brinquedoteca, informaram hoje o coordenador da missão de resgate, o tenente-brigadeiro da Força Aérea Brasileira (FAB), Marcelo Damasceno, e o presidente da Anvisa, o médico e coronel almirante Barra.

Também estão sendo providenciados berços, fraldas descartáveis, roupas de cama novas. As cortinas foram trocadas por outras, em material antialérgico.

A orientação é que os quartos, que possuem ar condicionado, sejam deixados com as janelas abertas para manter a ventilação quando não estiverem em uso.

A base aérea fica num local afastado de Anápolis com sinal ruim de telefone celular e internet. Por isso, os militares tentarão corrigir o problema de conexão. Uma das possibilidades avaliadas é exibir filmes para os repatriados.

As visitas não serão permitidas durante os 18 dias de quarentena. Mas poderá haverá comunicação por telefone, mensagens e vídeo.

As refeições serão coletivas. Os alimentos serão preparados fora da área de quarentena e serão servidos em forma de bufê.

Poucas horas depois que os repatriados chegarem à base aérea, a Anvisa dará as instruções de como devem proceder e como serão os tratamentos.

Eles também devem responder novos questionários sobre sua situação, incluindo eventuais restrições alimentares.

Ao final dos 18 dias, será feito um procedimento especial antes de cada um deixar a unidade militar. Esse processo ainda está sendo discutido entre a Anvisa e o Ministério da Saúde.

Ministro visita as instalações na sexta-feira

O ministro da Defesa deve visitar o local na sexta-feira (7). A princípio, a visita será acompanhada pela imprensa. O local da base aérea que receberá os repatriados é o Hotel de Trânsito, com capacidade para 66 pessoas.

Damasceno disse que os aviões que vierem da Ásia serão desinfectados por dentro com ajuda de uma equipe especial das Forças Armadas treinada para casos de contaminação biológica ou nuclear. As duas aeronaves da FAB utilizadas para resgaste de pacientes servem à Presidência da República.

No entanto, a medida é apenas preventiva. O almirante Barra, da Anvisa, disse que o coronavírus tem pouca chance de resistir nesse tipo de superfície.