Topo

Esse conteúdo é antigo

Repatriados da China terão videogame, banda militar e 'sanduíche às 3h'

Mapa do hotel que receberá 34 expatriados chineses vindos da China em Anápolis - Hanrrikson de Andrade/UOL
Mapa do hotel que receberá 34 expatriados chineses vindos da China em Anápolis Imagem: Hanrrikson de Andrade/UOL

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

07/02/2020 13h11

Resumo da notícia

  • Os 34 expatriados oriundos de Wuhan chegam ao Brasil por volta de 0h de amanhã (8) e seguirão para um hotel improvisado na base aérea de Anápolis (GO)
  • Grupo será assistido por militares durantea quarentena de 18 dias e terá suítes com TV, internet, frigobar, ventilador, telefone e ar-condicionado
  • Para criar clima de humanização e receptividade, expatriados terão ainda áreas de convivência e lazer, com atividades culturais
  • Em caso de sintomas, cidadãos serão levados para áreas de observação fora do hotel

As 34 pessoas resgatadas em Wuhan, epicentro da epidemia do coronavírus na China, chegarão ao Brasil por volta de 0h de amanhã (8) e seguirão para um hotel improvisado na base aérea de Anápolis (GO), onde serão assistidos por militares das Forças Armadas durante a quarentena de 18 dias. O objetivo é descartar toda e qualquer hipótese de contaminação.

No local, os repatriados ocuparão quartos equipados com TV, internet, frigobar, ventilador, telefone e ar-condicionado. Além disso, terão acesso a espaços de convivência e áreas de lazer.

Comandante da operação, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno afirmou hoje que a ideia é criar um clima de humanização e receptividade, sobretudo porque há crianças pequenas no grupo (um menino de três anos e uma menina de dois). O prédio recebeu adequações para que fossem instaladas uma brinquedoteca e uma copa 24 horas, que permitirá às mães "esquentar uma mamadeira" de madrugada, por exemplo.

Para amenizar o impacto do isolamento, haverá atividades e musicais, como a apresentação de bandas militares (músicos das Forças Armadas). Crianças e adultos também poderão jogar videogame, ver filmes (filmoteca), ler livros (biblioteca) e farão ao menos seis refeições por dia (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).

Damasceno observou que a equipe empregada na assistência ao grupo estará de prontidão para outras necessidades. "Pediu um sanduíche 3h da manhã? Vai ter um sanduíche 3h da manhã", brincou ele depois de apresentar os detalhes da missão em uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), realizada nesta manhã na sede do Ministério da Defesa.

O hotel na base aérea de Anápolis está sendo chamado de "área branca". Quem apresentar algum sintoma suspeito será conduzido para a área amarela — local onde fará exames e receberá o primeiro atendimento. Caso o quadro clínico se agrave, o paciente será transportado de helicóptero até o HFA (Hospital das Forças Armadas), em Brasília, situado a cerca de 150 km da cidade goiana. Esta é considerada a "área vermelha".

Coronavírus: Instalações onde brasileiros ficarão em quarentena

Os militares farão um briefing, isto é, uma reunião para passar orientações, sempre aos domingos pela manhã. O grupo será sempre alertado quanto às delimitações da área de deslocamento, o uso de máscaras e outros equipamentos de proteção, horários das refeições, regras para descarte de materiais, normas de conduta e regras de convivência. Os repatriados deverão eleger um "síndico", cuja missão será falar em nome do coletivo.

Não serão impostas restrições em relação ao uso de redes sociais. Segundo Damasceno, essa era uma preocupação de Bolsonaro, que fez questão de perguntar ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo, se tal medida seria necessário. O brigado ressaltou, no entanto, que será feita uma sugestão de toque de recolher. "Precisamos que haja repouso", afirmou.

Quem são os resgatados

No grupo, há também pessoas nascidas na China e que se casaram com brasileiros ou brasileiras. Um dos bebês tem nacionalidade chinesa. São, de acordo com as informações da Força Aérea, ao menos dois "núcleos familiares" — um casal com dois filhos e outro com três filhos. Foram reservados quartos maiores e individuais para essas duas famílias, que permanecerão juntas.

Entre os 34 resgatados, há três diplomatas brasileiros que viviam em Pequim. Eles foram da capital chinesa a Wuhan para auxiliar nos trabalhos.

O hotel possui, no total, 40 suítes. São 13 quartos masculinos e seis femininos. O restante das instalações será ocupado pelos militares e civis empregados na missão de resgate, além da equipe mobilizada na assistência.

Participam da operação 12 médicos da Força Aérea, dois médicos do Ministério da Saúde, 2 assessores de imprensa e oito tripulantes. Eles também vão ser submetidos a quarentena de 18 dias.

Como será a chegada

As duas aeronaves devem entrar no espaço aéreo brasileiro por volta de 17h30 de amanhã. Nesse momento, será exibida uma mensagem de boas-vindas do presidente. Após escala em Fortaleza, os aviões vão desembarcar em Anápolis por volta de 0h e serão posicionadas em linha. As portas serão abertas ao mesmo tempo, segundo explicou a FAB, e a imprensa ficará longe, somente para registrar imagens.

Concluído o desembarque, o grupo entrará em um ônibus e se deslocará para a "área branca". Todos usarão máscaras. O portão de acesso ao hotel estará situado a cerca de 4,5 km.

UOL Explica - O que é o coronavírus?

Diversos outros países já realizaram missões para a retirada de seus nacionais de Wuhan, seguindo protocolos internacionais. Os voos têm sido feitos, geralmente, por aeronaves comerciais, mas também já foram usados aviões cargueiros e militares.

A Europa utilizou um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, para retirar cidadãos de mais de 30 nacionalidades de Wuhan. O avião pertence à companhia aérea português de voos fretados Hi Fly. Um Boeing 747 da companhia aérea Wamos também foi utilizado.