Topo

Esse conteúdo é antigo

Navio com 2 tripulantes sob suspeita de covid-19 atracará em Santos na 2ª

Maurísio Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

15/02/2020 19h19

Um navio de bandeira chinesa com dois entre seus tripulantes sob suspeita de estarem com a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chegará na tarde de amanhã à costa brasileira. O Kota Pemimpin, que atracará no Porto de Santos na próxima segunda-feira (17), é procedente de Singapura, mas esteve em portos chineses nos últimos 30 dias. O navio passou por Xangai em 17 de janeiro, Ningbo no dia 19, Yantian no dia 22; e Hong Kong em 23 de janeiro deste ano.

O navio chega na tarde de domingo, mas só poderá atracar no Porto de Santos a partir das 23h do dia 17, segunda-feira, devido às condições de maré.

Segundo informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ontem o capitão do navio encaminhou ao órgão a documentação exigida para a atracação no Porto de Santos. Após a análise do pedido, chamado de Livre Prática, foi possível verificar, por meio da Declaração Marítima de Saúde e do Livro Médico de Bordo da embarcação, a presença a bordo de dois tripulantes que apresentaram sintomas gripais, como tosse e dor de garganta.

Um dos tripulantes que adoeceu entrou no navio no Porto de Yantian em 21 de janeiro e começou a apresentar os sintomas no dia 29 do mesmo mês, mas sua temperatura corporal foi considerada normal. O segundo passageiro, porém, teve febre na última segunda-feira (10), mas não apresentou qualquer outro problema respiratório. Ambos receberam tratamento para os sintomas e a equipe médica do navio garante, no relatório enviado à Anvisa, que os pacientes estão recuperados.

"Por precaução e em observância ao dever de cautela exigido pelo atual cenário epidemiológico global, será feita a Livre Prática (inspeção) a bordo para verificação das condições de saúde dos tripulantes e higiênico-sanitárias da embarcação", informa a agência, em comunicado oficial.

Navio Kota Pemimpin, de bandeira chinesa, que chegará ao Brasil neste domingo (16) - Reprodução/Marinetraffic.com - Reprodução/Marinetraffic.com
Navio Kota Pemimpin, de bandeira chinesa, que chegará ao Brasil
Imagem: Reprodução/Marinetraffic.com

O Departamento de Vigilância em Saúde de Santos foi notificado pela Anvisa sobre os dois tripulantes doentes e vai apoiar a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracar no Porto de Santos.

A Secretaria de Saúde do município informou que a rede municipal está preparada para atender casos suspeitos da doença e que, na última quarta-feira (12), participou de um simulado no cais santista, organizado pela Anvisa, para preparar a equipe para a chegada de navios cujos tripulantes manifestem sintomas da doença.

Até agora, mais de 66 mil casos de covid-19 foram confirmados na China, e mais de 1500 pessoas morreram no país. No Brasil, nenhum caso foi confirmado.