Santuário Nacional de Aparecida suspende missas e celebrações até abril
O Santuário Nacional de Aparecida divulgou uma nota na tarde de hoje anunciando a suspensão de eventos, como missas e celebrações, em função das orientações de autoridades sobre o coronavírus.
A visitação ao santuário continua permitida, embora espaços pequenos e fechados (como elevadores, auditórios e salas de reunião) terão número de usuários reduzido.
Também foi anunciado o reforço na higienização de espaços comuns, que serão limpos com maior frequência. Já o posto médico do local segue as orientações da Secretaria de Saúde.
"A Instituição mantém-se atenta a possíveis novas orientações dos dirigentes civis e religiosos para prontamente agir em favor do bem-comum e, caso necessário, adotar outras medidas", explica o santuário em nota.
O santuário informou que já assumiu a suspensão determinada pela Justiça, que acatou ação proposta pelo Ministério Público, e que a medida é temporária. O prazo fixado pela juíza Luciene Belan Ferreira Allemand é de 30 dias, mas pode ser prorrogado.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em nota divulgada ontem, já havia orientado as dioceses a não estimularem abraços e orações de mãos dadas durante as celebrações.
A última missa presencial foi celebrada às 12h de ontem, mas o público não foi calculado. As missas continuarão sendo celebradas em espaço reservado aos padres, sem a presença do público, mas serão transmitidas pela TV Aparecida, rede de televisão católica sediada no santuário.
A proibição alcança as celebrações da Semana Santa, inclusive os ofícios da Sexta-Feira Santa, em 10 de abril — último dia do prazo fixado pela juíza. Se não houver prorrogação, o Santuário poderá retomar as celebrações no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa.
Conforme o Santuário, o prazo pode sofrer alterações "de acordo com novas orientações" e seus colaboradores estão orientados sobre as medidas preventivas para o coronavírus.
O posto médico do Santuário Nacional criou e segue um fluxo de atendimento orientado pela Secretaria da Saúde. Conforme a Prefeitura, Aparecida não registra casos suspeitos ou confirmados da doença.
* Com informações Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.