Topo

Esse conteúdo é antigo

China testa sua primeira vacina contra coronavírus em voluntários, diz site

Do UOL, em São Paulo

22/03/2020 14h52

A China testou sua primeira vacina contra o novo coronavírus em voluntários. Desenvolvido em parceria entre pesquisadores, forças armadas do país e a iniciativa privada, o medicamento foi experimentado ontem. A informação tem circulado pela mídia local e foi publicada pelo perfil oficial da Embaixada da China no Brasil.

Os primeiros voluntários do experimento estão limitados a residentes da cidade de Wuhan, entre 18 e 60 anos de idade. Três grupos, de dose baixa, média e alta, com 36 membros cada, ficarão em quarentena por 14 dias e serão monitorados por pesquisadores durante seis meses.

De acordo com o jornal chinês Global Time, a vacina foi desenvolvida pela empresa de biotecnologia CanSino Biologics Inc, com sede em Tianjin e uma equipe liderada por Chen Wei, especialista em prevenção e controle de riscos biológicos da Academia de Ciências Médicas Militares da China, ligada ao exército.

Ainda de acordo com a publicação, um dos voluntários é Zhu Aobing, 28, que serviu nas forças armadas. Ele recebeu sua primeira dose na última quinta-feira (19). "Quando ouvi as boas notícias de que nossa vacina auto desenvolvida estava entrando em ensaios clínicos, era como uma luz brilhando na cidade cinzenta. Espero testemunhar a vacina tendo sucesso e beneficiando a todos. Não hesitei em me inscrever", disse Zhu.

Os voluntários tiveram que assinar uma carta de consentimento e foram informados de todos os riscos possíveis.

Atualmente, a China luta para conter o aumento de casos importados de coronavírus. O país registrou 46 novos casos de covid-19 hoje, enquanto a cidade de Wuhan, marco zero da pandemia, anunciou que irá afrouxar o bloqueio que já dura dois meses ao retomar gradualmente o transporte público e permitir que pessoas saudáveis retomem o trabalho.