Topo

Esse conteúdo é antigo

Seis mil brasileiros ainda estão retidos no exterior; três mil já voltaram

Turistas brasileiros sobem em caminhões do exército para seguir ao aeroporto internacional de Cusco  - Luciana Sarmento/UOL
Turistas brasileiros sobem em caminhões do exército para seguir ao aeroporto internacional de Cusco Imagem: Luciana Sarmento/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/03/2020 17h48

Seis mil brasileiros que estavam viajando quando começou o fechamento de fronteiras aéreas ao redor do mundo ainda estão presos no exterior — cerca de três mil já conseguiram regressar ao país.

"Começamos a crise com quase dez mil viajantes brasileiros no exterior, retidos por fechamento de fronteiras, cancelamento de voos etc.", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo em entrevista veiculada na CNN Brasil neste domingo (22). "Já viabilizamos o retorno de cerca de três mil pessoas, em sua maioria de Portugal, Marrocos e Peru. Ainda há cerca de seis mil para trazer de volta ao Brasil."

"No momento, nossa maior preocupação é colocar os brasileiros em voos e fazê-los chegar ao Brasil. Aqui, deverão seguir as orientações das autoridades sanitárias (Ministério da Saúde, ANVISA). Os que tiverem teste positivo para o coronavírus deverão ficar em isolamento", afirmou na entrevista.

De acordo com a Anac, pelo menos 3.300 brasileiros pediram para voltar ao Brasil entre meia-noite de hoje e 14h.

A maior parte dos retidos, de acordo com o ministro, está em Portugal, Marrocos e Peru.

"O Itamaraty não descansará enquanto não tivermos ajudado a trazê-los todos de volta para casa", afirmou o ministro no Twitter: