Topo

Esse conteúdo é antigo

Chefe de centro de combate à covid-19 em SP faz exames para coronavírus

Médico David Uip, durante o 4º Fórum "Saúde no Brasil: Transparência e Prevenção" - Keiny Andrade/Folhapress
Médico David Uip, durante o 4º Fórum "Saúde no Brasil: Transparência e Prevenção" Imagem: Keiny Andrade/Folhapress

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 13h00

David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, está fazendo hoje exames de covid-19 no hospital Sírio-Libanês. O governo do Estado só vai se manifestar diante do resultado, mas nenhum prazo foi estabelecido. O governador João Doria (PSDB) e demais autoridades que conviveram com ele vão se submeter a testes se for necessário.

"Está fazendo exames. Não há nenhuma indicação efetiva, mas, dentro do regime de total transparência com a imprensa e opinião pública, ele está fazendo exames. Diante dos resultados, podemos nos manifestar de forma efetiva. Esperamos que não seja nada grave e que ele possa estar conosco em breve", disse o governador João Doria (PSDB-SP) em entrevista coletiva.

São Paulo tem 631 casos confirmados da covid-19. O governador falou que não terá problemas em fazer o exame.

"Se houver alguma situação que exija exames também da minha parte e todos que convivem com o doutor Uip nos últimos dias, vamos nos submeter aos exames", disse.

Uip é um dos maiores infectologistas do Brasil e foi convocado para ajudar o governo a reagir ao coronavírus. O medico traçou cenários e espera um aumento de casos nos próximos dias porque a curva de contaminados é ascendente e pode ter atingido o próprio coordenador do Centro de Contingência.

A postura de dizer que fará exames e esforço de mostrar transparência é oposta ao comportamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que teve várias pessoas ao seu redor infectadas, mas minimizou a coivd-19. O goverador de São Paulo e o presidente também têm trocado declarações hostis.