Salvador terá vacinação 'drive-thru' contra gripe para idosos
Todas as pessoas acima de 60 anos de Salvador, na Bahia, poderão se vacinar contra a gripe sem sair do carro, no esquema "drive-thru", segundo anunciado hoje pela prefeitura. É uma tentativa de diminuir a exposição desse público ao novo coronavírus e, ao mesmo tempo, permitir que os idosos se protejam contra a influenza.
Inicialmente, quatro pontos da cidade disponibilizarão o serviço de drive-thru: o 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, em Garcia; a Arena Fonte Nova, em Nazaré; o Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio; e a Escola Bahiana de Medicina, em Brotas. A vacinação pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
A intenção, segundo o prefeito ACM Neto (DEM-BA), é ampliar o número de postos drive-thru posteriormente. "Também vamos fazer parceria com os supermercados para oferecer a vacinação contra a influenza para todo o público. Neste momento, a prioridade é para idosos, mas o objetivo é imunizar cerca de 750 mil pessoas na cidade", informou.
A imunização ainda acontece nas 146 salas de vacina presentes nas unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Nestes locais, também estão sendo vacinados os profissionais da saúde, como enfermeiros, higienizadores e condutores de ambulância, por exemplo.
Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Os profissionais de saúde ainda precisam ter consigo a carteira de trabalho.
Calendário de vacinação
Até sexta-feira (27), serão imunizados idosos acima de 60 anos nascidos em janeiro, fevereiro e março. De segunda-feira (30) até o próximo dia 3, é a vez dos nascidos em abril, maio e junho. Dos dias 6 a 10 de abril, o imunobiológico será aplicado aos nascidos em julho, agosto e setembro. Por fim, a vacinação para os nascidos em outubro, novembro e dezembro acontece nos dias 13 a 18 de abril.
A campanha de vacinação contra a influenza seguirá até dia 22 de maio, sendo 9 de maio o dia "D" de mobilização nacional. A vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários, estimados em 872 mil pessoas no total.
Depois dos idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores de saúde, serão imunizadas as puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.