Topo

Esse conteúdo é antigo

Mandetta pede orações após saída de Teich e manda recado ao SUS: 'força'

 Mandetta durante coletiva quando ainda era o Ministro da Saúde, no início da pandemia - UESLEI MARCELINO/REUTERS
Mandetta durante coletiva quando ainda era o Ministro da Saúde, no início da pandemia Imagem: UESLEI MARCELINO/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 12h52

O ex-ministro da Saúde se manifestou logo após a saída de Nelson Teich da pasta que ele mesmo era o titular até cerca de um mês. Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) pediu orações para a situação que se apresenta, com o país em meio à pandemia e vendo sucessivas trocas no ministério responsável pelo seu combate.

"Oremos. Força, SUS. Ciência. Paciência. Fé!", escreveu Mandetta no Twitter. O ex-ministro ainda deixou a hashtag "#FicaEmCasa" na publicação, demonstrando que continua defendendo o isolamento social.

A posição de Mandetta era conflitante com a do presidente Jair Bolsonaro, que defende o isolamento vertical, destinado apenas a pessoas no grupo de risco da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Nos últimos dias, ficou claro que Teich também tinha conflitos de ideias com Bolsonaro. No início da semana, uma entrevista coletiva estava marcada para que Teich apresentasse orientações sobre a abertura gradual das atividades econômicas a estados e municípios, mas o evento foi cancelado em cima da hora.

O uso da cloroquina no tratamento de contaminados com o coronavírus também virou um ponto conflitante. Teich pregava o uso apenas em pacientes em estado mais grave, enquanto Bolsonaro defende a utilização desde o início do tratamento.