Ceará começa a oferecer testes para covid-19 no sistema drive-thru
O governo do Ceará começou hoje a disponibilizar testes para a covid-19 no sistema drive-thru, no qual a pessoa não precisa sair do carro para fazer o exame. A testagem é feita no HGF (Hospital Geral de Fortaleza), de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
O teste precisa ser agendado previamente pelo site Saúde Digital. A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde é de que procurem o exame pessoas que estejam entre o terceiro e o sétimo dias de sintomas leves a moderados, que podem ser febre, tosse, dor de cabeça, entre outros.
Ao acessar o site para agendamento do exame, os interessados devem fornecer dados pessoais e informações sobre os sintomas.
"É importante que a população informe corretamente, na hora do cadastro e do agendamento do exame, quais são os sintomas e quando eles iniciaram porque, se o exame for feito fora desse intervalo, há probabilidade de termos um falso negativo", afirmou Goretti Cavalcante, farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório/HGF.
O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (narinas direita e esquerda), por meio de uma haste de plástico com algodões nas pontas.
A coleta do material dura cerca de 15 minutos, segundo a Secretaria de Saúde. Já o resultado do exame é disponibilizado em até cinco dias no mesmo site onde é feito o agendamento.
De acordo com a pasta, com o aumento da testagem para o coronavírus, será possível mensurar com maior precisão a quantidade de pessoas infectadas e quantas ainda estão suscetíveis à doença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.