Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria troca secretário da Saúde e anuncia infectologista Jean Gorinchteyn

Felipe Pereira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 12h38

O governo de São Paulo definiu hoje que o infectologista Jean Gorinchteyn será o novo secretário estadual de Saúde. Ele substituirá José Henrique Germann, que deixou o cargo por problemas de saúde e assumirá o posto de assessor especial do governo para assuntos de saúde pública.

"Profissional altamente qualificado, fonte e referência. Ele conhece a fundo os desafios da saúde pública por exercer a profissão no Emílio Ribas. A troca acontece por necessidade de saúde. O doutor José Henrique Germann cumpriu brilhantemente seu trabalho à frente da secretaria de Saúde. Ele assume como assessor especial do governo para assuntos de saúde pública", afirmou Doria em entrevista coletiva concedida hoje no Palácio dos Bandeirantes.

Gorinchteyn é infectologista do Hospital Emílio Ribas, considerado de excelência no combate ao novo coronavírus, e do Hospital Albert Einstein. O novo secretário tinha se reunido com o governador nos últimos dias, quando a saída de Germann era uma possibilidade por causa de seu estado clínico, que inclui um cateterismo.

"Quero agradecer ao governador pela confiança, por acompanhar nosso trabalho no Emílio Ribas, o que motivou minha vinda até aqui. Temos que entender que existe continuidade e não troca. Estamos progredindo, de forma faseada, dando abertura para todos voltarem às suas vidas, mas sempre lembrando da segurança e saúde da população", disse Gorinchteyn em sua primeira fala como secretário de Saúde.

Germann não se sentia bem

O agora ex-secretário Germann passou por um cateterismo no início de julho e está em processo de recuperação. Ele pediu para deixar o cargo após pedidos da família, que estava preocupada com o grande volume de trabalho e o impacto em sua saúde. A rotina superava 12 horas por dia. A recuperação da intervenção cardíaca é boa, mas na sequência o ex-secretário teve problemas no labirinto.

Os últimos dias de Germann à frente da secretaria foram com dificuldades. Ele sentia dificuldades para respirar e precisava de apoio para subir escadas.

"A recomendação médica foi diminuir as atividades executivas. Gostaria de agradecer ao governador pela confiança em mim depositada para assumir o cargo no início da sua gestão", disse Germann em seu discurso de despedida.