Doria diz que não está tomando cloroquina: Sigo os médicos, não o Bolsonaro
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou hoje que não está tomando cloroquina no tratamento contra a covid-19. Ele aproveitou a oportunidade para cutucar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), defensor do medicamento que não tem comprovação científica para a doença.
"De jeito nenhum. Só tomo aquilo que os médicos recomendaram, não o que o presidente Bolsonaro recomenda. E os médicos não me recomendam cloroquina. Aliás, o Dr. [infectologista] David Uip não me prescreveu nenhum medicamento, apenas o isolamento", disse o governador, em entrevista à CNN Brasil.
"Não houve recomendação [da cloroquina] e nem haveria recomendação para isso, embora eu respeite, porque é um medicamento que apenas médicos devem recomendar e com a concordância do paciente. Mas aqui não houve espaço e nem necessidade", acrescentou.
Hoje pela manhã, Doria anunciou que testou positivo para a doença, mas que está assintomático. Sua mulher, Bia Doria, também está com a doença e sem sintomas. Eles permanecerão em casa, em isolamento, por 10 dias.
"Daqui continuarei a trabalhar, nesse tempo que é o recomendado pela ciência para as pessoas infectadas. Estou assintomático, não tenho dor. Mas vou seguir todas as orientações médicas. E hoje já trabalhei, usando a virtualidade para prosseguir à frente do governo de São Paulo", acrescentou o político para a CNN.
"Sou cuidadoso"
Já em entrevista para a Band, no final da tarde, Doria contou que não ficou abalado ao saber que tinha sido infectado, mas que logo se planejou para entrar em isolamento.
"Eu não fiquei abalado, eu recebi isso com equilíbrio, com sensatez. Eu procurei, ao receber a informação de que o teste foi positivo, administrar", contou Doria, no programa Brasil Urgente.
"Foram 15 minutos antes de eu descer para a coletiva de imprensa. Eu recebi uma ligação, uma pessoa pediu que eu saísse da sala porque era urgente, e recebi a notícia de que meu teste estava positivo."
Segundo o governador, ele sempre foi "extremamente cuidadoso" e definiu o vírus como sendo "imprevisível".
"E o fato de eu não ter sintomas não desobriga às pessoas de tratarem com muita seriedade. Porque a covid mata, matou mais de 103 mil brasileiros, não é gripezinha, não é resfriadinho, não é uma coisa passageira."
Servidores serão testados
O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, declarou hoje que todos os servidores que estiveram mais de 15 minutos e a menos de um metro de Doria passarão por testes.
A lista inclui os secretários Flavio Amary (Habitação) e Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico).
76 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Como desejar a morte de alguém não é crime... Seria interessante ver o casal não tomar cloroquina e a esposa vier a óbito... Será que o Doriana vai derreter, tiras as calças e pisar em cima de tanto arrependimento?? ... Mas desse sujeito eu até duvido que realmente tenha pego, vai ver ele nem tá doente e diz que está e vai se curar sem tomar nada, só para provar que a cloroquina não é válida... Vamos ver, mas aposto que nem ele e nem a esposa vão ter sintomas sérios, para eles será só uma gripezinha (tanto que ele nem tem sintomas).
Se uma pessoa como o Dória, que sempre defendeu o isolamento, com condições físicas e financeiras, super bem amparado por profissionais de todas as áreas, pegou COVID19, surge algumas perguntas básicas (que logicamente ele não vai responder) : 1-onde ele pode ter se contaminado?; 2-se ele, que deve ter feito tudo corretamente pegou, o que nós meros cidadãos poderemos fazer para não pegar? ; 3-ele fez 6 exames, mas então pq a população é orientada a procurar médico apenas se apresentar sintomas ou contato com alguém infectado e talvez ainda ser pedido exames? ... Mais uma vez ele prova estar usando essa pandemia de forma política, pois tudo que ele fala faz questão de mencionar o governo; é elementar que ele deve seguir os médicos que ele confia, assim como o Bozo seguiu o que os médicos dele orientaram... a questão é: será tomaram, ou não tomaram, mesmo????