Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio tem 22 casos e 3 mortes por síndrome rara em crianças que tiveram covid

Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu alerta sobre a obrigatoriedade de notificação da síndrome - Getty Images
Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu alerta sobre a obrigatoriedade de notificação da síndrome Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/08/2020 12h20

O Rio de Janeiro já registra 22 casos de SIM-P (síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica) em crianças e adolescentes que tiveram diagnóstico positivo para a covid-19. Três casos resultaram em morte.

Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Até o momento, apenas a capital registra casos da síndrome, considerada rara, em pacientes que foram infectados pelo coronavírus. Não há dados para os outros municípios.

Dos 22 casos de SIM-P no Rio, sete tiveram o diagnóstico de covid-19 confirmados por teste, enquanto os outros 15 foram diagnosticados por critérios clínico-epidemiológicos, informou a Secretaria de Saúde.

Ontem, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) divulgou uma nota para alertar especialistas a respeito da obrigatoriedade da notificação ao Ministério da Saúde de casos da síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica.

Segundo a entidade, o diagnóstico da doença em crianças e adolescentes pode estar associado à covid-19, uma vez que acontece "em dias ou semanas" após a infecção pelo coronavírus.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Rio informou que está atualizando a lista de doenças de notificação compulsória para melhor compreender a covid-19 e suas complicações, entre elas a SIM-P.

De acordo com a pasta, a vigilância para essa síndrome se tornará universal, ou seja, todos os municípios terão a responsabilidade de notificar os casos. A notificação incluirá os casos de pacientes com idade de até 21 anos.