Topo

Esse conteúdo é antigo

General Eduardo Pazuello toma posse amanhã como ministro da Saúde

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello - ADRIANO MACHADO
Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello Imagem: ADRIANO MACHADO

Do UOL, em São Paulo

15/09/2020 20h41

O general Eduardo Pazuello toma posse amanhã como ministro da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A cerimônia foi confirmada na agenda oficial do ministro da Economia, Paulo Guedes, e está prevista às 17h.

Pazuello assumiu interinamente o comando da pasta em 16 de maio, em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil. Ele substituiu Nelson Teich, que ficou um mês no cargo, tendo substituído anteriormente Luiz Henrique Mandetta.

Tanto Teich quanto Mandetta deixaram o cargo por divergências com Bolsonaro sobre as políticas de combate ao novo coronavírus. Temas como o distanciamento social e o uso da cloroquina para no tratamento da covid-19 colocaram o presidente e seus ministros em lados opostos.

Nesses quatro meses, Pazuello defendeu o tratamento precoce de covid-19 e a autonomia de estados e municípios na adoção de políticas de isolamento social.

Ele também se posicionou em alinhamento com o presidente Bolsonaro ao defender o uso da cloroquina, medicamento que não tem eficácia cientificamente comprovada no tratamento de covid-19.

Já com ele à frente da pasta, o Ministério da Saúde estabeleceu uma nova diretriz com orientações para o uso precoce da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, inclusive para casos leves.

Ao mesmo tempo, o ministro destacou que não vê nada de errado em questionar o uso do fármaco para esse fim.

General do Exército, Pazuello é especialista em logística.

O militar foi coordenador logístico das tropas do Exército durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de ter coordenado as operações da Operação Acolhida, que presta assistência aos imigrantes venezuelanos que chegam a Roraima fugindo da crise política e econômica no país vizinho.