Topo

Esse conteúdo é antigo

Queda de internações é 'sinal inequívoco' de regressão da covid, diz Doria

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) - DEYVID EDSON/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Governador de São Paulo, João Doria (PSDB) Imagem: DEYVID EDSON/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

28/09/2020 13h04

O governador de São Paulo João Doria (PSDB) disse hoje que o estado registrou queda de 11% nas internações por covid-19 na última semana epidemiológica (de 20 a 26 de setembro). Com isso, são dez semanas consecutivas de redução, de acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde.

"É um sinal inequívoco de que a doença está regredindo de maneira sólida no estado de São Paulo", disse o governador. O número de internações é considerado o principal termômetro do momento da pandemia, afirmou Eduardo Ribeiro, secretário-executivo da Secretaria de Saúde.

Todas as regiões do estado têm ocupação dos leitos de covid-19 inferiores a 70%, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. Outro fato relevante em relação às internações é que, no momento, a taxa de ocupação de UTIs é de 44,7% no estado —o menor percentual desde o começo da crise sanitária.

Os dados ainda revelam que a última semana apresentou diminuição de 16% no número de mortes na comparação com a semana anterior. Em relação aos casos, houve queda de 14%.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, há atualmente 3.930 pessoas internadas por covid-19 em UTIs e 4.780 em leitos de enfermaria no território paulista.

Os casos de contaminação pelo novo coronavírus em São Paulo somam 973.142. As novas internações diárias tiveram média de 1.125 na última semana, o que também indica melhora da pandemia, segundo a secretaria. O estado acumula 35.125 mortes por causa da covid-19.

"Nunca é demais lembrar que a internação é o evento mais sensível no termômetro do avanço da pandemia, sem que isso signifique que devemos baixar a guarda", disse Eduardo Ribeiro, secretário-executivo da pasta.