Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS fica animada com vacinas, mas pede que todos países sejam beneficiados

Tedros Adhanom disse que as vacinas estão evoluindo mais rápido do que nunca - DENIS BALIBOUSE
Tedros Adhanom disse que as vacinas estão evoluindo mais rápido do que nunca Imagem: DENIS BALIBOUSE

Colaboração para o UOL

13/11/2020 12h37

A OMS (Organização Mundial da Saúde) está animada com o desenvolvimento das vacinas contra covid-19. Afinal resultados importantes foram divulgados nesta semana. Mas a entidade também fez um alerta importante, pedindo para que todos países sejam beneficiados com os imunizantes.

"Não há dúvida de que uma vacina será uma ferramenta vital para controlar a pandemia. E estamos animados com os resultados preliminares dos testes clínicos divulgados nesta semana", afirmou Tedros Adhanom, diretor geral da OMS.

Duas vacinas apresentaram resultados importantes de eficácia recentemente. A Pfizer informou que o imunizante dela está com 90% de eficácia por enquanto. Já a Rússia divulgou que a Sputnik V tem 92% de eficácia até agora.

Ambas ainda não finalizaram a fase 3 de testes. Mas a OMS está impressionada com o desenvolvimento dos estudos. "Nunca na história a pesquisa de vacinas progrediu tão rapidamente", disse Tedros, para depois fazer o alerta.

"Devemos aplicar a mesma urgência e inovação para garantir que todos países se beneficiem dessa conquista científica", pediu o diretor geral.

A OMS também pediu para o mundo não focar somente em vacinas, cuidando também das medidas de proteção e tratamento.