Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacina: Fauci diz que EUA podem voltar ao normal no próximo verão ou outono

Anthony Fauci, principal autoridade em doenças infecciosas dos Estados Unidos - Reprodução/CNN
Anthony Fauci, principal autoridade em doenças infecciosas dos Estados Unidos Imagem: Reprodução/CNN

Do UOL, em São Paulo

11/12/2020 10h21

Anthony Fauci, principal autoridade em doenças infecciosas dos Estados Unidos, disse que o país pode voltar ao normal no próximo verão ou no início do outono (setembro no hemisfério norte) se todos forem vacinados contra o novo coronavírus.

"Depende de quão rápido e quantas pessoas querem ser vacinadas", disse Fauci ontem à CNN. "Se tivermos um programa de vacinação tranquilo, no qual todos agirem rapidamente, poderemos voltar a alguma forma de normalidade razoavelmente rápido no verão e certamente no outono", completou.

Ontem, o comitê de especialistas que assessora a FDA (Food and Drug Administration), agência de regulação de medicamentos dos Estados Unidos, recomendou a liberação do uso emergencial da vacina contra a covid-19 produzida pelas companhias farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

Esta votação, no entanto, não significa que a vacina será autorizada imediatamente. A liberação do imunizante será discutida pela FDA e pode ser determinada nos próximos dias.

"Minha esperança e minha projeção é que, se vacinarmos as pessoas em massa, de modo que recebamos essa grande porcentagem da população, assim que entrarmos no outono, possamos ter um conforto real sobre as pessoas estarem nas escolas, seguras na escola", acrescentou o especialista.

A recomendação para o uso emergencial do imunizante em território americano ocorre um dia depois de o país registrar 3.034 mortes em decorrência da covid-19 somente em 24 horas, de acordo com dados compilados pela página de monitoramento da Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia com 15,6 milhões de casos registrados e 292.190 óbitos.