Topo

Novos horários de funcionamento de comércio e bares começam hoje em SP

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

12/12/2020 00h01

As novas regras de funcionamento do comércio, de bares e de restaurantes no estado de São Paulo começam a valer a partir de 0h01 deste sábado (12).

Em anúncio feito na tarde da última sexta (11), o governo estadual ampliou o horário do comércio e limitou o funcionamento dos bares. O objetivo, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, é reduzir aglomerações, especialmente por jovens.

A partir de hoje, os comércios e shoppings centers poderão funcionar durante 12 horas por dia, até as 22h. Até ontem, só podiam ficar abertos por no máximo dez horas por dia, por causa da fase amarela do Plano São Paulo, anunciada no início de dezembro.

Os bares sofreram o efeito inverso: o horário máximo de funcionamento caiu das 22h para as 20h. Os restaurantes poderão servir clientes sentados até as 22h, mas a venda de bebida alcoólica terá de ser suspensa às 20h. O mesmo serve para as lojas de conveniência.

Em todos os casos, o limite do máximo de 40% de ocupação se mantém.

A decisão vale para todo o estado, mas as prefeituras têm autonomia para acatarem ou não as medidas. Em contrapartida, o governo afirma que irá acionar o MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) em caso de descumprimento das normas.

Objetivo é evitar aglomerações

Segundo o governo paulista, as novas regras se fazem necessárias em meio ao aumento de óbitos e internações no estado. Para os comércios, o objetivo é evitar aglomerações com distribuição de pessoas entre os horários de funcionamento.

Já a mudança nos bares e restaurantes mira o crescente contágio entre jovens. Entre março e novembro, a faixa etária com maior demanda por leitos se dava entre 55 e 75 anos. Nas últimas três semanas, caiu para a faixa entre 30 e 50 anos.

Pessoas de 20 a 39 anos —principal público dos bares— representam 40% das internações e 3,6% dos óbitos.