Topo

Esse conteúdo é antigo

Nove pacientes de Manaus chegam a Teresina; dois são levados para UTI

Yala Sena

Colaboração para o UOL, em Teresina

15/01/2021 13h40Atualizada em 15/01/2021 14h52

Nove pacientes vindos de Manaus chegaram a Teresina por volta das 11h40 de hoje. Dois dos pacientes estão com covid-19, em estado grave e serão levados diretamente para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do HU (Hospital Universitário).

Os pacientes vieram em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e houve atraso na chegada. Eles foram transferidos em virtude do colapso que o Amazonas enfrenta em seu sistema de saúde com explosão de casos de covid-19 e desabastecimento de cilindros de oxigênio. O governo do Amazonas vai transferir 235 pessoas com dificuldades de respiração para sete estados e o Distrito Federal.

Os pacientes foram recebidos pelo prefeito da cidade, Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, e o superintendente do HU, Paulo Márcio Sousa Nunes.

Uma ala no HU foi preparada para receber os pacientes. A Prefeitura de Teresina doou 30 cilindros de oxigênio para o Amazonas, e o governo do Piauí encaminhou 45 mil equipamentos de proteção e 30 mil testes rápidos.

O superintendente do HU, Paulo Márcio Sousa Nunes, informou que dois pacientes irão para a UTI, enquanto os outros sete estão com quadro clínico estável.

'Somos uma extensão da sua família aqui', diz cartaz de mulheres em porta de hospital no PI - Lucas Oliveira - Lucas Oliveira
'Somos uma extensão da sua família aqui', diz cartaz de mulheres em porta de hospital no PI
Imagem: Lucas Oliveira

"Dois pacientes não chegaram bem, estão com instabilidade respiratória, precisando de cuidados especiais e eles foram encaminhados para UTI. Não estão intubados, mas exigindo suporte respiratórios intensivos para poderem ficar bem. Os (outros) sete pacientes estão em condições moderadas", disse.

Apesar do estado estável, Paulo Márcio alertou que os sete pacientes precisam de cuidados especiais. "Todos têm fatores de risco, pneumonia, e encaminhamos para uma semi-UTI", explicou o superintendente.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), afirmou que a chegada dos pacientes não afetará a disponibilidade de leitos dos piauienses.

"Estamos preparados tecnicamente, mas humanamente falando. É a característica do povo do Piauí, de Teresina. Estamos preparados com folga para o recebimento de pessoas de Manaus ou de outros estados da federação. Nós iremos devolver ao povo de Manaus nossos coirmãos saudáveis. Se houver necessidade ainda temos folga para receber outros que poderão vir não só de Manaus, mas de outros estados", afirmou.