Topo

Esse conteúdo é antigo

Ouvidoria do MP disponibiliza canais para denunciar fura-fila de vacinação

Dr. Verissinho (MDB), prefeito de Pombal (PB), fura fila e recebe primeira vacina da cidade contra a covid-19 - drverissinho.oficial/Instagram/Reprodução
Dr. Verissinho (MDB), prefeito de Pombal (PB), fura fila e recebe primeira vacina da cidade contra a covid-19 Imagem: drverissinho.oficial/Instagram/Reprodução

Colaboração para o UOL

27/01/2021 08h44Atualizada em 27/01/2021 11h12

A ONMP (Ouvidoria Nacional do Ministério Público) criou canais para denúncias de "fura-filas" na vacinação contra covid-19. O órgão poderá ser acionado por qualquer cidadão que tiver informações sobre irregularidades.

Para fazer a denúncia, o cidadão pode usar o Whatsapp (61 3366-9229), e-mail (ouvidoria@cnmp.mp.br) e também mensagem direta no Facebook, Instagram e Twitter para o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) nas redes sociais. Foi disponibilizado ainda um formulário eletrônico na página da Ouvidoria Nacional.

Para denunciar, é importante reunir o máximo de informações possíveis, como o dia em que ocorreu o problema, o local, nomes de possíveis envolvidos e provas, como fotos, vídeos e mensagens que auxiliem na investigação.

Segundo o ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D'Albuquerque, a vacinação irregular tem acontecido com frequência e é um crime.

"Essa conduta, além de imoral e antiética, caracteriza crime tipificado no artigo 268 do Código Penal, cuja pena varia de um mês a um ano de detenção", explicou Oswaldo.

As denúncias recebidas serão encaminhadas aos Ministérios Públicos correspondentes para que sejam averiguadas e tomadas as providências cabíveis.

Casos de irregularidades na vacinação já estão sendo apurados em alguns estados, como no Piauí, Paraíba e Sergipe.

No Amazonas, duas irmãs médicas e o filho de um deputado, nomeados no dia e véspera da vacinação como funcionários da Saúde, também receberam a dose. A desorganização na capital amazonense levou a Justiça a suspender a distribuição de doses da vacina produzida pela AstraZeneca.