Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário: São Paulo pode antecipar vacinação para idosos acima de 85 anos

26 nov. 2020 - Edson Aparecido disse que mais de 16 mil idosos acima de 90 anos já foram vacinados na capital  - Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
26 nov. 2020 - Edson Aparecido disse que mais de 16 mil idosos acima de 90 anos já foram vacinados na capital Imagem: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

07/02/2021 11h23

O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse hoje que discute com o governo paulista antecipar a vacinação contra covid-19 para idosos acima de 85 anos, prevista para começar no dia 15 de fevereiro.

Segundo ele, a possibilidade se deve ao sucesso da campanha de imunização para idosos acima de 90 anos, que em dois dias já vacinou 16.360 pessoas de um total de 32.800, ou seja, praticamente metade do público.

"Com isso, a vacinação para os idosos entre 85 e 90 anos, prevista para 15 de fevereiro, nós estamos discutindo com o governo do estado a possibilidade de anteciparmos esta vacinação", disse o secretário em entrevista à CNN nesta manhã.

Aparecido lembrou que amanhã a prefeitura reforça a campanha de vacinação com cinco postos drive-thru e quatro unidades centro-escolas para atendimento aos maiores de 90 anos. "Com isso, nós acreditamos seguramente que até metade da próxima semana a gente possa ter vacinado todos os idosos com mais de 90 anos", acrescentou ele.

Na terça-feira começa também a vacinação dos profissionais de saúde autônomos com idade acima de 60 anos.

Aparecido disse ainda estar esperançoso de que até meados de maio seja possível vacinar todos os idosos que vivem na capital, que são 1,9 milhão de pessoas.

Confira os pontos de vacinação na cidade de São Paulo

Para receber a vacina, o idoso deve apresentar CPF, a carteira de vacinação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), se tiver. Caso o idoso precise de acompanhante, será permitido apenas uma pessoa, devido à pandemia.

A vacinação nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes endereços:

1. Praça Charles Miller - Estádio do Pacaembu (zona oeste)
2. Neo Química Arena Corinthians (zona leste)
3. Autódromo de Interlagos - rua Jacinto Júlio, Portão EHN (zona sul)
4. Centro de Exposições do Anhembi - rua Olavo Fontoura, portão 38 (zona norte)
5. Igreja Boas Novas - rua Marechal Malet, 611, Parque da Vila Prudente (zona leste)

Nas UBSs (os endereços das unidades podem ser encontrados no site da prefeitura) e nos centros-escolas, a vacinação ocorre das 7h às 19h. Os quatro centros-escola ficam nos seguintes endereços:

Centro-Escola Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

Centro-Escola Vila Mariana
Rua Ambrosina de Macedo, 94

Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 925

Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa
Av. Vital Brasil, 1.490

Pré-cadastro no 'Vacina Já'

A Prefeitura orienta que pessoas com direito à vacinação nesta primeira fase realizem um pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento e evitar aglomerações em UBS, por exemplo.

"Vale ressaltar que não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão", informou.

Segundo a Prefeitura, o pré-cadastro economiza até 90% no tempo de atendimento para imunização.