Topo

Esse conteúdo é antigo

SP vacinou 1/3 dos idosos com mais de 90 anos no 1º dia de imunização

05 fev. 2021 - Vacinação de idosos na UBS de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo - Lucas Borges Teixeira/UOL
05 fev. 2021 - Vacinação de idosos na UBS de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/02/2021 16h53

Cerca de 13 mil idosos com mais de 90 anos receberam a vacina contra covid-19 ontem na cidade de São Paulo. Segundo a Prefeitura, o número representa 1/3 do público previsto, de 32.837 idosos.

A vacinação para idosos na capital paulista começou ontem e segue neste sábado em 468 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Para receber o imunizante, o idoso precisa comparecer a uma unidade entre 7h e 19h com CPF, carteira de vacinação e Cartão do SUS, caso tenha o documento.

Ao todo, 12.914 idosos já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, que precisa ser administrada em duas doses. A Prefeitura informou que a segunda etapa de vacinação começará a partir do dia 20 de fevereiro.

Para o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, o primeiro dia de vacinação contra a covid-19 foi "muito significativo". "O prefeito Bruno Covas pediu para antecipar a campanha, pois as doses já estavam disponíveis, e sabemos que todos os idosos estavam ansiosos para esse dia", disse ele.

Na segunda-feira (8), a Prefeitura reforça a campanha de vacinação com cinco postos drive-thru para atendimento aos maiores de 90 anos. "A operação terá o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a organização do trânsito local", informou a Prefeitura.

A vacina será aplicada no esquema drive-thru das 8h às 17h nos seguintes endereços:

  • Estádio do Pacaembu, na zone oeste
  • Autódromo de Interlagos, na zona sul
  • Centro de Exposições do Anhembi, na zona norte
  • NeoQuímica Arena, na zona leste
  • Igreja Boas Novas na zona leste

No dia 15, a cidade de São Paulo amplia a vacinação para alcançar idosos acima de 85 anos. Aqueles que têm dificuldade ou incapacidade de locomoção serão atendidos pelo PSF (Programa Saúde da Família) e vacinados em suas casas. É preciso ser cadastrado no programa para receber o imunizante nestas condições —quem ainda não for inscrito precisa procurar uma UBS para solicitar o cadastro.

A campanha de imunização contra a covid-19 na capital está sendo programada de acordo com a disponibilidade das remessas de doses repassadas pelo Ministério da Saúde, seguindo etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha feita pelo governo de São Paulo.

Pré-cadastro no 'Vacina Já'

A Prefeitura orienta que pessoas com direito à vacinação nesta primeira fase realizem um pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento e evitar aglomerações em UBS, por exemplo.

"Vale ressaltar que não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão", informou.

Segundo a Prefeitura, o pré-cadastro economiza até 90% no tempo de atendimento para imunização.