Topo

Esse conteúdo é antigo

Serrana (SP) inicia vacinação em massa contra covid em estudo do Butantan

Doria acompanha as primeiras pessoas a serem vacinadas em Serrana (SP) como parte do estudo do Instituto Butantan - Reprodução/Twitter/jdoriajr
Doria acompanha as primeiras pessoas a serem vacinadas em Serrana (SP) como parte do estudo do Instituto Butantan Imagem: Reprodução/Twitter/jdoriajr

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 11h00

A cidade de Serrana (SP) começa hoje a vacinação em massa contra covid-19 em moradores voluntários com mais de 18 anos que se cadastraram para fazer parte de um estudo do Instituto Butantan. Entre os efeitos que poderão ser analisados com a pesquisa, está a imunidade de rebanho.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve hoje na cidade para participar de uma cerimônia de abertura da campanha de imunização. Também compareceram ao evento o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o prefeito de Serrana, Léo Capitelli, e outras autoridades.

"É o primeiro estudo no mundo de imunização plena de uma comunidade, de uma cidade com 30 mil pessoas, é a totalidade daqueles que podem ser vacinados aqui na cidade de Serrana", disse o governador, em live transmitida nas redes sociais de Capitelli.

Doria ressaltou que as doses reservadas para o estudo (60 mil) não interferem na distribuição dos lotes ao restante do país. Ele acompanhou a aplicação das primeiras doses da CoronaVac na cidade.

Para o projeto, a cidade foi divida quatro grandes áreas, separadas por cores. Um sorteio foi realizado para definir a sequência da vacinação. De hoje até domingo (21), moradores da faixa verde receberão a primeira dose.

  • 1ª região (grupo verde): de 17 a 21 de fevereiro;
  • 2ª região (grupo amarelo): de 24 a 28 de fevereiro;
  • 3ª região (grupo cinza): de 3 a 7 de março;
  • 4ª região (grupo azul): de 10 a 14 de março.

Para cada região, as doses serão aplicadas de quarta-feira a sexta-feira, das 14h às 20h30. Aos sábados e domingos, a vacinação acontecerá das 8h às 15h30 em um dos endereços abaixo:

  • Escola Deputado José Costa. Rua dos Estudantes, 180 - Centro
  • Escola Jardim das Rosas. Rua Joaquim Santos, 890 - Jardim das Rosas
  • Escola Professora Neusa Maria do Bem. Rua Benedito, 87 - Jardim das Rosas II
  • Escola Professora Dilce G. Netto França. Rua Jorge L. Registro, 176 - Jardim Mariana
  • Escola Edésio M. De Oliveira. Rua Roraima, 92 - Jardim Bela Vista
  • Escola Jd. D. Pedro I. Avenida Arsênio R. Martins, 151 - Jardim D. Pedro I
  • Escola Paulo Sergio G. Betarello. Rua Santa Cruz, 1801 - Jardim Cristina
  • Escola Professora Maria Celina W. de Assis. Rua Antônio Honório Ribeiro, 895 - Centro

Mulheres grávidas ou em amamentação, quem teve febre nas últimas 72 horas antes da vacinação e portadores de doenças graves não controladas não podem participar do estudo. Um médico que estiver na unidade fará uma avaliação.

Os moradores da cidade que serão vacinados estão proibidos de fazer qualquer registro fotográfico tomando a vacina. A justificativa da Prefeitura de Serrana e do Governo de São Paulo é que a vacinação é um estudo científico, não uma campanha de vacinação comum.

Os primeiros resultados do estudo clínico, segundo o Butantan, devem começar a ser publicados em três meses.

Vai começar nesta semana a vacinação do Projeto S do Instituto. O primeiro grupo será da cor verde, depois amarelo,...

Publicado por Prefeitura Municipal de Serrana em Domingo, 14 de fevereiro de 2021