Topo

Esse conteúdo é antigo

Duque de Caxias: prefeito diz que vacinação foi 'impecável' e desafia o MP

Pessoas de diversas cidades foram buscar vacinação em Duque de Caxias - Reprodução/ TV Globo
Pessoas de diversas cidades foram buscar vacinação em Duque de Caxias Imagem: Reprodução/ TV Globo

Colaboração para o UOL

05/03/2021 15h04

A vacinação contra covid-19 teve filas quilométricas e muitas reclamações na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Mas o prefeito Washington Reis (MDB) não viu problemas e desafiou orientação de uma procuradora do Ministério Público: "Fui eleito, quem é ela para dizer o que tenho que fazer com a cidade?", declarou hoje, ao jornal O Globo

"Todos que receberam as senhas foram vacinados. Mais de 7 mil pessoas. A ação de Caxias foi impecável. Tivemos uma eficiência total", afirmou Reis.

Os problemas aconteceram porque a prefeitura diminuiu a faixa etária que podia ser vacinada a partir de hoje. Até ontem apenas idosos de 80 anos podiam receber o imunizante. Hoje começou a vacinação para idosos com mais de 60 anos. E não havia restrição para moradores de Duque de Caxias. Então as pessoas se deslocaram de outras cidades até Duque de Caxias.

Muita gente foi até os postos de vacinação, mas saiu sem receber a vacina. O prefeito minimizou o problema. "As pessoas estão fugindo da morte. A vacina representa a vida. É a lei da oferta e da procura. Igual à promoção do (supermercado) Guanabara", comparou Washington.

Críticas ao MP

O Ministério Público tinha feito uma recomendação para a prefeitura manter a prioridade para idosos com mais de 80 anos. Washington criticou essa orientação.

"Para mim, pouco importa. O Ministério Público tem quem cumprir o seu papel. Eu tenho experiência. Fui eleito, reeleito e sei o que estou fazendo. Um governante da cidade de um milhão de habitantes jamais poderá ser orientado por uma promotora que nunca governou uma cidade. Fui eleito, quem é ela para dizer o que tenho que fazer com a cidade?", afirmou o prefeito, provavelmente se referindo à promotora Carla Carrubba, que assinou a recomendação do MP.