Topo

Esse conteúdo é antigo

Duque de Caxias vacina idosos com mais de 60 anos e tem fila quilométrica

Carros de diversas cidades foram buscar vacinação em Duque de Caxias - Reprodução/TV Globo
Carros de diversas cidades foram buscar vacinação em Duque de Caxias Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL

05/03/2021 07h46

A Prefeitura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, resolveu vacinar contra covid-19 todos idosos com mais de 60 anos a partir de hoje. A medida causou uma fila quilométrica em um dos postos que funciona no modelo drive thru, na Praça da Mantiquira. As imagens, com fila de mais de 5 quilômetros, foram mostradas no programa Bom Dia RJ, da TV Globo. Até ontem, a vacinação era para idosos com mais de 80 anos.

De acordo com a prefeitura, serão aplicadas 6.100 doses em Caxias. Só o município tem 100 mil pessoas acima de 60 anos, ou seja, não há vacina para todos.

Não é preciso comprovar que o idoso mora em Duque de Caxias, por isso há pessoas de outras cidades na fila. Os carros começaram a chegar durante a madrugada.

A Polícia Rodoviária Federal informou que as filas de carros para chegar aos locais de vacinação estão provocando um engarrafamento na BR-040, que dá acesso ao distrito de Xerém. Às 7h30 de hoje, a retenção se estendia do Km 101 ao Km 103.

A vacinação também será feita em tendas instaladas em oito praças da cidade:

  • Praça de Xerém
  • Praça do Amapá
  • Praça do Capivari
  • Praça da Vila Santa Alice
  • Praça da Vila dos Blocos
  • Praça da Vila Canaã
  • Praça do Santo Antônio
  • Praça do Jardim Olimpo.

Até o momento, mais de 22 mil pessoas receberam a primeira dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca em Duque de Caxias, contemplando os grupos de profissionais de saúde, idosos acamados, residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), trabalhadores de 60 anos ou mais da rede municipal de Educação (SME) e idosos de 80 anos ou mais.

Quanto a aplicação da segunda dose, os números atualizados registram que 5.589 profissionais de saúde das redes pública e privada, já receberam a segunda dose da vacina Coronavac.

Também receberam a segunda dose da Coronavac 524 idosos abrigados e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos do município.

(Com Agência Brasil)