Topo

Esse conteúdo é antigo

Ribeirão Preto (SP) chega a 100% de ocupação de leitos UTI na rede pública

Santa Casa de Ribeirão Preto - Divulgação
Santa Casa de Ribeirão Preto Imagem: Divulgação

Daniel César

Colaboração ao UOL, em Pereira Barreto (SP)

15/03/2021 17h52

A cidade de Ribeirão Preto (SP) está perto de um colapso no sistema de saúde. Hoje, a região atingiu 100% de ocupação de leitos de UTI-covid na rede pública e está com apenas nove vagas nos hospitais privadaos.

Segundo dados oficiais obtidos pelo UOL através da plataforma leitoscovid, todos os cinco hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Ribeirão Preto estão sem vagas para pacientes de coronavírus na UTI neste momento. Ao todo, são 128 leitos ocupados e esta é a primeira vez que a rede pública de saúde atinge ocupação máxima na cidade desde o início da pandemia.

Ontem, o total de leitos UTI no município eram 125 e foram criados outros três hoje, mas foram ocupados em poucos minutos, mantendo a taxa de ocupação no máximo. Entre os 128 pacientes, 108 deles estão utilizando respiradores, o que deixa a Unidade de Terapia Intensiva com apenas vinte equipamentos, mas que já estão reservados para quem está internado nas vagas.

A rede privada não entrou em colapso ainda, mas já está próxima do limite de ocupação máxima, restando apenas nove vagas em leitos de UTI-covid. No total, foram reservados 97 leitos da rede privada para o tratamento de coronavírus em Ribeirão Preto e 86 estão ocupados, uma taxa de ocupação de 88,66%.

Ao somar rede pública e rede privada, Ribeirão Preto chegou hoje a 95,44% de taxa de ocupação, batendo recorde desde o início da pandemia. Em uma semana, o crescimento das internações em UTI-covid do município cresceu 11,7%, chegando praticamente ao limite e deixando a rede pública em colapso.

Já as vagas na enfermaria não preocupam neste momento, embora venha em alta. Do total, 76,42% dos leitos estão ocupados, longe do recorde, que foi há quatro dias antes de entrar em baixa. Na rede pública, dos 59 leitos de enfermaria, 42 estão ocupadas, enquanto, nos hospitais particulares, são 150 vagas totais para a enfermaria, com 114 ocupados.

Até hoje, Ribeirão Preto registrou 43.191 casos confirmados da covid-19 e 1.339 mortes. A média móvel de casos está em 186, enquanto a de mortes em 8,26.