Topo

Esse conteúdo é antigo

Minas Gerais tem recorde de casos e mortes por covid-19 em 24 horas

Idosa é vacinada no sistema de drive-thru em Uberaba, Minas Gerais; estado registrou recorde de casos e morte por covid-19 - André Santos/Prefeitura de Uberaba
Idosa é vacinada no sistema de drive-thru em Uberaba, Minas Gerais; estado registrou recorde de casos e morte por covid-19 Imagem: André Santos/Prefeitura de Uberaba

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 12h34

O estado de Minas Gerais registrou número recorde em casos e morte por covid-19 no período de 24 horas. Foram 314 óbitos e 11.045 novos casos, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde.

Com isso, o estado tem até o momento 991.732 casos de covid-19 confirmados e 21.029 óbitos. Os recordes anteriores havia sido registrados no dias 10 (com 10.399 casos) e 11 de março (com 263 mortes).

Hoje, os 853 municípios mineiros entraram na onda roxa e passaram a adotar medidas mais severas para conter o avanço da covid-19. Em todo o estado, onde a situação é classificada como crítica pelas autoridades, somente os serviços essenciais podem funcionar, a determinação vale por 15 dias. Também passam a valer medidas de restrição de circulação de pessoas e toque de recolher entre as 20 horas e as 5 horas da manhã.

A expectativa é de que as medidas reflitam na procura pelo sistema de saúde, que à beira de um colapso, tem 83,92% dos leitos de UTI ocupados.

Em Belo Horizonte, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, a ocupação dos leitos de UTI subiu de 93,4% nessa segunda-feira (15) para 94,1% ontem, um recorde.

O que pode abrir na fase roxa

Serviços de saúde, supermercados e similares, postos de combustível e distribuidoras de gás, restaurantes em paradas de rodovia, bancos, indústria de alimentos, de produtos agrícolas e da cadeia dos serviços essenciais, empresas de telecomunicação e imprensa, transporte de encomendas, de passageiros, restaurantes, bares e similares no sistema delivery, pet shops e veterinários, atendimento em emergências ambientais, serviços jurídicos e de contabilidade, serviços domésticos, de cuidadores e de terapeutas, hotelaria, apenas para funcionários, trabalhadores dos serviços essenciais e quem desejar se isolar com sintomas de covid-19, transporte de cargas também estão liberados para circular em qualquer horário.

Já oficinas mecânicas, concessionárias e locadoras de carros, construção civil, lavanderias, comércio de equipamentos de proteção individual, aulas presenciais do último período de cursos de saúde podem funcionar até as 20h.

O que fecha

Tudo o que não for considerado essencial, como shoppings, lojas de roupas, que não podem atender nem no sistema drive thru. Bares e restaurantes poderão atender por delivery e retirada em balcão. Locais de eventos culturais e jogos de futebol também não serão permitidos. Também ficam fechados, salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e clínicas de estética; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais, esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; eventos culturais e de lazer, além dos sociais.

*Com informações da Agência Brasil