Topo

Esse conteúdo é antigo

Paes se reúne com prefeito de Niterói e promete medidas sem 'achismo'

Eduardo Paes (1º à esq.) e sua equipe se reúnem com representantes de Niterói para discutir  - Divulgação
Eduardo Paes (1º à esq.) e sua equipe se reúnem com representantes de Niterói para discutir Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

22/03/2021 11h26

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), se reuniu na manhã de hoje com o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), para discutir novas medidas restritivas em conjunto para conter o avanço da covid-19.

Em mensagem no Twitter, Paes disse que nenhuma decisão será tomada "de orelhada ou por achismos". Os prefeitos anunciarão as novas medidas em uma entrevista na tarde de hoje.

Paes defende, desde a semana passada, um consenso na adoção de medidas, pelo menos na Região Metropolitana do Rio, para que elas sejam mais eficientes. No entendimento do prefeito do Rio, a capital não é uma ilha e, por isso, é preciso ter a adesão de municípios próximos.

Paes citou o exemplo da rede pública de saúde da capital que recebe pacientes de outros municípios do estado, para adotar medidas conjuntas.

"Na fila de espera na cidade do Rio de Janeiro tem gente de todos os municípios e continuará assim. Nós vamos sempre receber pessoas de outros municípios, porque vivemos o Sistema Único de Saúde", disse Paes na sexta-feira, durante a apresentação do 11º Boletim Epidemiológico.

Os prefeitos do Rio de Janeiro e de Niterói se reuniram neste fim de semana com o governador em exercício do estado, Cláudio Castro, mas depois do encontro não foram anunciadas novas decisões.

Em entrevista ao jornal O Globo, Paes criticou a postura de Castro no encontro. "Temos visões diferentes do enfrentamento da pandemia. Venho tentando buscar o consenso desde a última quarta-feira. O governador combinou comigo e com o prefeito de Niterói que buscaríamos um consenso e só então levaríamos uma única proposta para a sociedade. Não foi o que ele fez: chegou com um pacote pronto, praticamente nos impedindo de ter uma visão distinta", disse.

Decreto

Está prevista para hoje a publicação no Diário Oficial de um novo decreto do governador em exercício. Segundo a assessoria do Palácio Guanabara, sede do governo estadual, está tudo pronto para a publicação no DO, mas a equipe do governo ainda acerta detalhes do texto.

Entre as medidas que podem ser anunciadas está a antecipação de feriados de abril para criar um feriadão prolongado entre a próxima sexta-feira (26) e o domingo de Páscoa (4).

Ainda no fim de semana, Castro se reuniu no sábado (20), no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, na zona sul do Rio, com integrantes do setor produtivo do estado e com deputados para discutir a adoção de novas medidas restritivas para evitar a evolução da covid-19 no estado.

Para evitar aglomerações, o governador em exercício determinou o reforço da participação do Corpo de Bombeiros na força-tarefa de fiscalização de prefeituras do estado, especialmente no combate às festas clandestinas.

*Com informações da Agência Brasil.